Solha frita com funcho caramelizado


 Ingredientes:
postas de solha
1/2 laranja - sumo e raspa
sal e pimenta q.b.
farinha sem fermento q.b.
azeite/óleo para fritar

bolbos de funcho
azeite
sumo de 1/2 limão
sal e pimenta q.b.


1) Temperar o peixe
Tempere o peixe com sal e pimenta a gosto, e o sumo e a raspa da laranja. Coloque num recipiente e deixe marinar no frigorífico, pelo menos, meia hora.

2) Caramelizar o funcho
Corte a rama (guarde para usar nesta receita, por exemplo) e o fundo do funcho (como se faz com as cebolas). Se a camada exterior estiver estragada, retire-a. Se só tiver manchinhas, pode retirá-las com um descascador ou faca. Corte ao meio e retire a parte central, que é bastante dura.

 

3) Corte cada uma das metades em sentido longitudinal, com cerca de 1-1.5cm de espessura. Leve uma frigideira grande a lume médio-alto e deixe aquecer. Coloque um bom fio de azeite e junte as fatias de funcho. Espalhe o funcho na frigideira, não deixe amontoado (se necessário, divida e faça por 2 vezes). Deixe cozinhar cerca de 10 minutos, salteando a cada 2 minutos. Deve ficar bem caramelizado.


4) No final, tempere com sal, pimenta e sumo de limão a gosto. Reserve

5) Fritar a solha
Passe o peixe por farinha. Coloque azeite para fritar numa frigideira e deixe aquecer. Coloque a solha e deixe fritar. 3 minutos deverão ser suficientes para cozinhar o peixe. Retire e coloque sobre papel absorvente.

Sirva a solha com o funcho caramelizado.

    Sem comentários:

    Enviar um comentário

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...