26 de dezembro de 2016

Sobras de bacalhau com legumes no forno

Na natal sobra sempre imensa comida, não é? Esta receita aproveita os legumes e o bacalhau cozido que possam sobrar. Além disso, é mais leve, ideal para estes dias que se seguem aos abusos que o Natal proporciona.

18 de dezembro de 2016

Broas castelares saudáveis [sem açúcar e sem glúten]

 Gosto imenso de broas castelares por causa de serem húmidas por dentro, mas são sempre demasiado doces e sabem muito a erva-doce. Resolvi tentar fazer uma receita mais saudável, estas broas são adoçadas com mel e tâmaras. Além disso, também não têm glúten. Melhor ainda, são mesmo deliciosas e húmidas por dentro.

15 de dezembro de 2016

Polvo à minha moda com batatinhas a murro

Para quem é do Norte, o polvo tem de estar presente na mesa de Natal. Em casa dos meus pais, às vezes, fazemos salada de polvo para entrada, outras vezes, fazemos esta receita. Por norma, com o polvo que sobra e a água da cozedura, uns dias depois, fazemos filetes de polvo com arroz do mesmo. Mas também há bacalhau na mesa da consoada, bacalhau assado na brasa e couve refogada, como a minha avó materna costumava fazer. Tudo regado com azeite do bom, feito pelo meu pai.

7 de dezembro de 2016

Bolachas de canela e gengibre com cobertura de chocolate [sem glúten e sem acúcar]


Esta receita é muito fácil. Uma excelente sugestão para fazer com os miúdos ou para uma prendinha de Natal. Não deixe de fazer esta receita só porque não tem os ingredientes. Pode substituir o ácer por mel e as nozes-pecãs por nozes normais ou até por amêndoa. Eu usei as pecãs porque estas dão às bolachas um sabor a caramelo que as outras não têm. Além de serem deliciosas, estas são bolachas saudáveis. O óleo de coco, entre outras coisas, estimula o sistema imunitário, melhora a saúde da pele e do cabelo e facilita a digestão. O cacau cru é um antidepressivo natural e contribui para a redução da fadiga.

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