26 de novembro de 2015

Papas de trigo-sarraceno com abóbora e especiarias

Desde o início do ano, todos os dias, tenho tentado fazer um pequeno-almoço saudável e nutritivo, mas, como sabem, sem glúten e sem lactose. A luta continua. Deve ter sido a minha única resolução de Ano Novo que levei a sério. Houve tempos em que nem sequer tomava o pequeno-almoço, mas, atualmente, é a minha refeição principal. Hoje, vejo que, quando não o tomo, passo o dia cheia de fome e faço mais asneiras, ou seja, como o que não devia e mais do que devia. As papas de aveia também são ótimas, mas demoram um pouco mais a cozer. Se quiser saber mais sobre o trigo-sarraceno leia este post.

24 de novembro de 2015

Como cozinhar trigo-sarraceno?


Já aqui expliquei que o trigo-sarraceno (ou trigo-mourisco) não é trigo nem sequer um cereal. Trata-se de uma planta da família do ruibarbo e das azedas, logo é isento de glúten. Está disponível em grão, flocos ou já em farinha. Para saber mais sobre os seus benefícios, clique aqui.

Uso imenso a farinha em bolos e os flocos para fazer granola e papas, mas o grão também é ótimo e pode ser usado como acompanhamento (em substituição do arroz, massa ou batatas) ou em saladas.

Como cozer o trigo-sarraceno?

23 de novembro de 2015

Superalimentos #5 [sementes de cânhamo]



As sementes de cânhamo são ideais para quem pretende reduzir o consumo de proteína de origem animal e pessoas com um grande desgaste físico e mental.

Devido ao seu aporte nutricional (fonte de proteína, alto teor em fibra, vitaminas E, B1, ácido fólico, magnésio, ferro, potássio e zinco), presente principalmente na casca, estas sementes são um excelente complemento à alimentação diária, com imensos benefícios que contribuem para:

13 de novembro de 2015

Pequeno-almoço sem lactose e sem glúten #1

Quando deixei de comer iogurtes e de beber leite, reduzi a ementa do meu pequeno-almoço. Adoro ovos mexidos, mas precisava de mais variedade. Partilho algumas fotos dos meus pequenos-almoços com quem procura alternativas, no caso, sem glúten e sem lactose.


11 de novembro de 2015

Cheesecake de maracujá


Comecei a escrever o blogue há precisamente 2 anos, no Dia de S. Martinho, com esta receita de tarte de castanha. Comecei a fazê-lo porque, na altura, andava a fazer um curso de culinária e outro de pastelaria, e fazia imensos pratos que aprendia nos cursos e inventava outros. Achei que precisava de ter um registo das receitas ou iria esquecer tudo, até porque faço tudo muito a olho. Confesso que a minha ideia inicial era ter um registo das receitas para mim e, quem sabe, para algumas amigas que mas pediam.
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