Coelho à caçador

Juro que tive a sensação de estar a almoçar em casa dos meus avós num domingo qualquer da minha infância. Conseguir recriar uma das receitas que a minha avó mais fazia e que eu e o meu avô mais gostavamos - coelho à caçador.

Ingredientes:

1 coelho
1 chouriço
1/4 salpicão
400g cogumelos
5 cenouras
10 cebolinhas
4 dentes de alho
2 hastes de alecrim
4 hastes de tomilho
1 c. de sopa pimentão doce
200ml de vinho branco
1 cálice de vinho do Porto
piri-piri q.b.
azeite q.b.
sal q.b.
pimenta preta q.b.


Antes de rapar o tacho...

1) Corte o coelho em pedaços, pelas articulações. Tempere-o com sal, pimenta, pimentão doce, tomilho e alecrim.

2) Num tacho grande, leve o azeite ao lume, o suficiente para cobrir o fundo do tacho; quando estiver quente, junte o coelho em pedaços. Vá virando para que ele core bem de todos os lados. Adicione os alhos esmagados, o chouriço e o salpicão em rodelas, e o vinho branco. Deixe cozinhar tapado em lume médio durante 10 minutos.

3) Descasque as cenouras e as cebolinhas; adicione as cenouras cortadas em pedaços médios e as cebolinhas inteiras ao coelho, mexa e volte a tapar. Se necessário, junte um pouquinho de água.

4) Quando o coelho estiver tenro, junte os cogumelos cortados em metades ou quartos, o piri-piri e o vinho do Porto e deixe apurar. Retifique os temperos.

Dica: É muito importante corar o coelho no azeite. Se quiser, pode até passá-lo por farinha antes de o pôr no tacho - ficará com um molho ainda mais espesso. Eu não o passei por farinha mas fiquei com um molho na mesma espesso e delicioso.

3 comentários:

  1. Olá, tenho um coelho no congelador e esta receita parece-me excelente. Obrigada pela partilha.Rosa

    ResponderEliminar
  2. Uma receita de rapar o tacho, mesmo���� vai der repetida muitas vezes����. Obrigada, mais uma vez, pela partilha. Rosa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a ver que já experimentou e gostou, Rosa, que bom!!!
      Confesso que também ando com vontade de repetir a receita.
      Obrigada pelo comentário.
      Boas receitas! :)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...