Hummus com alface-do-mar




 Há uns dias, fui convidada pela ALGAPLUS para realizar um showcooking. Foi com muito gosto que aceitei o convite, cuja única condição era utilizar as algas da Tok de Mar. Devo dizer que não foi um desafio nada complicado, uma vez que as algas são um alimento super saudável, versátil e fácil de utilizar em qualquer prato. Veja aqui as grandes vantagens do consumo das algas. Foi muito giro ver a reação das pessoas às receitas. Muitos já conheciam as algas Tok de Mar. Todos disseram gostar, mesmo os que nunca tinham experimentado comer algas. 
Tive oportunidade de confecionar três receitas, duas salgadas e uma doce. Duas delas causaram bastante surpresa por serem tão fáceis, saborosas e saudáveis. Porque podemos e devemos consumir algas (além do sushi), experimente estas receitas em casa. Vai ver que são muito saborosas e fazem muito bem. Hoje, partilho a receita do hummus com alface-do-mar.

Bife de vaca grelhado com alecrim, puré de couve-flor com roquefort e cogumelos marron salteados

Há várias teorias sobre a forma de grelhar um bife de vaca. Já aqui experimentei esta receita e resultou. Desta vez, resolvi experimentar a técnica que o chefe Mark Pierre White ensinou no Masterchef Australia. Com os tempos indicados para a carne, ela vai ficar, segundo o mesmo chefe, no ponto certo, entre o mal passado e médio. Realmente, fica muito bom!

Pequeno-almoço sem lactose e sem glúten #2


Às vezes, recebo mensagens de seguidores que procuram sugestões para um pequeno-almoço sem lactose e/ou sem glúten e/ou açúcar. Se me segue no Instagram, pode ir vendo algumas sugestões por lá, onde vou postando fotos dos meus pequenos-almoços. Também já aqui escrevi sobre este tema.

Decidi agrupar e colocar aqui algumas dessas fotos para vos inspirar. Nesta primeira foto têm algumas opções com pão, sem glúten, pois claro. A minha preferida é uma fatia de pão sem glúten com abacate (uma das melhores gorduras que pode haver) regado com sumo de limão e temperado com flor de sal e pimenta. Também uso queijo creme ou queijo fresco sem lactose com mel ou fruta; fiambre ou queijo em fatias. 


Lasanha de bacalhau e camarão

 
A minha parte preferida da lasanha é precisamente aquela primeira folha, a mais crocante, com aquele queijinho todo derretido.
Esta é uma receita deliciosa que quis manter saudável e fiel ao sabor dos ingredientes. É fácil e rápida. Eu fiz doses individuais mas pode optar por fazer apenas um tabuleiro de lasanha.


Superalimentos #10 [açúcar de palma de coco]


Já aqui publiquei estas receitas com açúcar de palma de coco, queques de alfarroba com framboesas, mousse de chocolate vegetariana e bolachas de aveia, cacau e coco rápidas, mas ainda não tinha falado sobre este ingrediente. Mesmo sendo um alimento calórico, este açúcar tem um elevado teor nutritivo, o que faz dele uma alternativa bem mais saudável ao açúcar refinado.


O que é e como é produzido o açúcar de palma de coco?

Produzido de maneira rústica e sem adição de químicos, o açúcar de palma coco é uma alternativa mais saudável ao refinado. O processo de extração é feito a partir da palma de coco, cujo néctar é retirado e aquecido em uma caldeira, transformando-se 

Folhado de alheira e nabiças salteadas


Uma das minha maiores perdições são os enchidos. Pudera, neste país só há enchidos maravilhosos, chouriço, linguiça, salpicão, alheiras, morcelas... Ando sempre a controlar-me para não abusar, mas um dia não são dias, certo?

Creme aveludado de espargos e ervilhas com hortelã

Uma sopinha deliciosa e cremosa para aquecer o estômago nestes dias de chuva. Apenas juntei o queijo quark para refrescar um pouco e ter mais proteína, uma vez que a sopa foi o meu almoço. Esta receita faz-se bastante rápido. Só descascar as ervilhas é que dá mais trabalho, mas pode saltar essa parte. Sirva a sopa com espargos assados no forno com presunto, fica tãããão bom!

Espargos assados no forno com presunto

Adoro espargos e não menos deste clássico, espargos com presunto. São sabores e texturas contrastantes que casam muito bem. Experimente!

Mousse de café rápida e light

Experimentei quark, um tipo de queijo fresco, quando vivi na Alemanha. Na altura, não lhe achei muita piada e não voltei a comer. No outro dia, decidi voltar a experimentar, até porque os adeptos do desporto falam muito nele. De facto, é baixo em gordura e hidratos de carbono mas rico em proteína de absorção lenta. Além disso, é muito barato e presta-se a muitas utilizações, desde sobremesas a molhos. Esta mousse é muito fácil de fazer e saborosa.

Tofu em molho de tomate com fusilli

Nunca comeu tofu mas gostava de experimentar? Então, comece por esta receita. Este tofu não precisa de preparação, come-se até mesmo cru e, acima de tudo, é delicioso. O tofu rosso, além do tofu (80%), tem tomate, azeitonas, alho porro, salsa, manjericão, tomilho, oregãos, alecrim, etc. Também tem uma textura diferente do tofu natural, é mais granulado, o que pode ser uma vantagem para quem quer experimentar tofu mas tem algum receio de não gostar.
Eu experimentei e adorei. Até já repeti.

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