17 de maio de 2016

Superalimentos #10 [açúcar de palma de coco]


Já aqui publiquei estas receitas com açúcar de palma de coco, queques de alfarroba com framboesas, mousse de chocolate vegetariana e bolachas de aveia, cacau e coco rápidas, mas ainda não tinha falado sobre este ingrediente. Mesmo sendo um alimento calórico, este açúcar tem um elevado teor nutritivo, o que faz dele uma alternativa bem mais saudável ao açúcar refinado.


O que é e como é produzido o açúcar de palma de coco?

Produzido de maneira rústica e sem adição de químicos, o açúcar de palma coco é uma alternativa mais saudável ao refinado. O processo de extração é feito a partir da palma de coco, cujo néctar é retirado e aquecido em uma caldeira, transformando-se 
em caramelo espesso. Depois, o produto é triturado em pequenos cristais, fazendo um açúcar mais grosso, escuro e aromático. O açúcar de palma de coco, também conhecido como açúcar de coco, apenas pode ser fabricado manualmente e em pequenos lotes sendo, por esse motivo, altamente sustentável. Além disso, a sua produção exige menos consumo de água e terra cultivada que a produção do açúcar de cana.


Como podemos cozinhar o açúcar de palma de coco?

Este açúcar pode ser usado em bolos, sobremesas, bebidas, etc, da mesma forma que usamos o açúcar de cana.

Quais os benefícios do açúcar de palma de coco?

Por não passar pelo processo industrial de refinamento ao qual é submetido o açúcar comum (ou branco), este açúcar mantém as vitaminas e mineiras originais da palma de coco, sendo muito mais nutritivo.

O açúcar de palma de coco:

* Tem um elevado teor de minerais, como potássio, cobre, magnésio e zinco;
* É fonte natural de vitaminas B1, B2, B3 e B6;
* Não é branqueado nem refinado;
* É isento de conservantes;
* Possui um sabor suavemente caramelizado;
* É bastante versátil e pode ser utilizado na mesma quantidade que a do açúcar branco convencional.

Uma das principais vantagens deste açúcar é o baixo índice glicémico, que favorece as pessoas que sofrem de diabetes tipo 2. O açúcar de coco tem um índice glicémico de 35, muito mais baixo do que o do refinado, que é de 68. Isso quer dizer que a libertação de energia no organismo é muito mais lenta.

Apesar dos benefícios, é importante notar que o açúcar de coco não é menos calórico do que o refinado. A diferença é que, enquanto o segundo apresenta alto teor calórico e quase nenhum teor nutritivo, o segundo oferece as mesmas calorias com bastantes nutrientes.

Fique a saber mais sobre a estévia, uma planta que pode ser usada como adoçante, aqui.

2 comentários:

  1. Também gosto de usar, mas já há muito tempo que não consigo encontrar à venda.
    Beijinhos

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