Folhado de alheira e nabiças salteadas


Uma das minha maiores perdições são os enchidos. Pudera, neste país só há enchidos maravilhosos, chouriço, linguiça, salpicão, alheiras, morcelas... Ando sempre a controlar-me para não abusar, mas um dia não são dias, certo?


Ingredientes:
1 massa folhada redonda
1 alheira
1 molho de nabiças ou grelos
2 dentes de alho 
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1 ovo 
1 c. de chá de sementes de sésamo e papoila

Antes de rapar o tacho...
1) Comece por cozer as nabiças (ou os grelos) em água temperada com sal. De seguida, escorra-as muito bem. Eu costumo colocá-las num escorredor e pressiono várias vezes com o testo de uma panela para retirar toda a água. Reserve.

2) Leve uma frigideira grande ao lume com um fio de azeite e os dentes de alho picados, e deixe alourar um pouco. Com uma faca corte a "pele" da alheira e retire-a. Junte o conteúdo da alheira ao alho, esmagando-o com um garfo. Deixe que a alheira aloure 2 minutos e, de seguida, junte as nabiças escorridas. Tempere com sal e pimenta moída na hora. Envolva bem as nabiças com a alheira e deixe refogar tudo junto uns 3 minutos, mexendo de vez em quando. Desligue e reserve.

3) Abra a embalagem de massa folhada e estenda a massa, deixando-a ficar sobre o papel em que vem. Coloque o salteado no centro da massa, formando um retângulo. Puxe as pontas mais curtas para cima do salteado. De seguida, puxe uma das outras pontas e depois a outra (ver fotos).

4) Por último, vire o folhado ao contrário para esconder a costura e pincele com o ovo batido. Polvilhe com as sementes e faça uns cortes no topo. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC até ficar douradinho.






 

4 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...