Como fazer tapioca? [passo a passo]


aqui falei dos benefícios da mandioca e da diferença entre mandioca e tapioca. Aqui expliquei como se faz tapioca granulada. Hoje, vou explicar, passo a passo, como fazer tapioca a partir de polvilho (encontra-o nos hipermercados junto à farinha). Segundo li, podemos usar  polvilho doce ou azedo, ou até uma mistura dos dois. Eu usei sempre polvilho doce. Vamos lá, o mais difícil é acertar nas quantidades de polvilho e água, mas eu vou dar-vos as medidas exatas, não há como falhar.
Deve usar 3 medidas de polvilho para 1 e 1/2 de água. Fiz vários testes e as medidas têm de ser mesmo estas. Precisa apenas de polvilho e água. As medidas que vou indicar dão para fazer uma tapioca média. Para começar, faça massa apenas uma tapioca. Quando acertar na consistência, pode começar a fazer maior quantidade que pode guardar num recipiente tapado no frio durante 2 ou 3 dias.


1) Numa taça, coloque 3 colheres de sopa rasas (use colheres medidoras) ou 30g de polvilho e junte 1 colher de sopa e meia ou 15g de água. A massa vai colar à taça, descole-a com uma colher e, de seguida, com os dedos, misture a massa de maneira a que pareça areia molhada - como na foto.
Se não respeitar estar medidas, não vai obter a consistência pretendida. No entanto, pode sempre acrescentar mais água ou mais polvilho e corrigir a massa.

 

 2) De imediato, passe a massa para uma peneira (que já deve estar em cima da frigideira). Com a mão, vá obrigando a massa a passar pela peneira e, ao mesmo tempo, vá-a distribuindo de maneira a que a tapioca fique uniforme - como nas fotos. Não precisa de untar a frigideira com gordura.


3) Junte também algumas sementes de linhaça, sésamo e/ou chia (a tapioca é um hidrato de carbono simples e de rápida absorção). Leve a lume médio-alto (não agite a frigideira pelo caminho) e deixe cozinhar até que os rebordos comecem a levantar. Nesta altura, se agitar a frigideira, verá que a tapioca já não está agarrada.


4) Espalhe o recheio que desejar em metade da tapioca e, com uma espátula, dobre a outra metade por cima. Retire do lume e sirva. Não deixe a tapioca cozinhar demasiado, ou vai ficar dura e partir quando a dobrar.

4 comentários:

  1. Olá :) Relativamente ao processo de hidratação, não é necessário aguardar tempo nenhum, pode-se fazer o crepe imediatamente a seguir?

    ResponderEliminar
  2. Eu faço Tapioca tipo Arroz Doce e fica yuma maravilha em Sabor e a Vista Alguma Dica sobre esta maneira de fazer Tapioca

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...