Pho, sopa vietnamita com carne de vaca

Esta sopa dá algum trabalho mas vale muito a pena. O caldo é uma delícia e sabe tão bem neste tempo frio. Aquece o corpo e a alma. Veja também esta opção vegetariana.


Ingredientes (serve 2)

Caldo:

2 cebolas
1 pedaço de gengibre fresco com 5cm
2 paus de canela
1 estrela de anis
3 cravinhos
2 c. de chá de sementes de coentros
6 chávenas de caldo de carne*
1 c. de sopa de tamari (ou molho de soja)
1 c. de sopa de molho de peixe
3 cenouras, descascadas e cortadas em pedaços médios

Sopa:
200g de carne de vaca (lombo ou pojadouro)
120g de noodles de arroz
1 c. de chá de óleo de sésamo
1/2 lima
1 chávena de rebentos de soja
1 chávena de coentros picados grosseiramente
1 c. de sopa de cebolinho picado
1 malagueta (opcional)

Antes de rapar o tacho...
1) Descasque as cebolas e corte-as em quartos. Descasque o gengibre e corte-o também em quartos.
Com cuidado, coloque os pedaços de cebola e gengibre na chama do fogão, 3 minutos de cada lado. Retire as partes que estiverem demasiado queimadas e reserve.

2) Coloque as especiarias – os paus de canela, a estrela de anis, os cravinhos e as sementes de coentros numa frigideira. Leve-a ao lume e deixe tostar 2 minutos em lume médio-baixo, mexendo frequentemente.

3) Coloque as especiarias tostadas, o caldo de carne, o tamari, o molho de peixe, as cenouras, as cebolas e o gengibre numa panela grande. Leve ao lume e, quando levantar fervura, reduza para um lume baixo e deixe ferver 30 minutos, sempre tapado.

4) Congele a carne por 10-15 minutos para que fique mais firme e seja mais fácil de cortar. Retire do congelador e corte em fatias fininhas de 5mm. Reserve no frio até servir.

5) Coloque uma panela ao lume com água e, quando levantar fervura, coza os noodles de acordo com as instruções da embalagem (2-3 minutos). Escorra os noodles, passe-os por água fria para parar a cozedura e junte um pouco de óleo de sésamo para que não cole.

6) Prepare os resto dos ingredientes: corte a lima em quartos; lave e escorra os rebentos de soja; pique os coentros grosseiramente; pique o cebolinho; abra a malagueta, retire as sementes e corte-a em rodelas.

7) Coe o caldo, rejeitando os sólidos.

8) Divida os noodles por duas taças, junte 3 ou 4 fatias de carne (não as coloque amontadas para que possam cozer) e regue com o caldo bem quente de maneira a que a carne cozinhe por todo. Junte os rebentos de soja, os coentros, o cebolinho e a malagueta. Sirva de imediato, regue com o sumo da lima e delicie-se. 

* Eu não uso daqueles cubos de carne e afins. Para fazer o caldo, cozi ossos da suã, que adoro, cenouras e aipo em 2 litros de água e depois usei esse caldo. A carne dos ossos da suã é uma delícia. 

2 comentários:

  1. Um prato que ando desejoso para comer, deve ser tão bom e reconfortante, agora acho que aqui em lisboa existe um restaurante muito bom com esse prato, tenho que lá ir :D


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Sempre achava as receita complicada...esta vou fazer...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...