Bacalhau com broa e batatas assados no forno



Uma coisa é certa, eu adoro bacalhau. E os meus também. Em todas as casas portuguesas tem de haver bacalhau. Este é daqueles pratos para comer em família e ficar a tarde toda à mesa, à conversa. Uma casa portuguesa, com certeza! Por falar em portuguesa, já vos disse que estou em extâse com a vitória da nossa seleção? Já vivi noutros países, conheço outras culturas. Sempre tive muito orgulho em ser portuguesa. Cada vez mais. O que é nacional é (muito) bom!




Ingredientes (serve 4):

bacalhau:
4 lombos de bacalhau especial da Liporfir
3 cebolas brancas médias
3 dentes de alho
1 folha de louro
100ml de azeite

broa:
150g de broa de milho
1 dente de alho
1 mão-cheia de coentros
2 c. de sopa de azeite
2 c. de sopa de água do bacalhau
sal e pimenta q.b.

batatas:
batatas brancas novas
azeite q.b.
sal marinho q.b.
orégãos secos

azeitonas q.b.


Antes de rapar o tacho...

O bacalhau com broa:

1) Comece por demolhar o bacalhau conforme indicado aqui. Na véspera de o cozinhar, retire-o da água e coloque-o num escorredor (no frigorífico, se quiser).

2) Descasque as cebolas e corte-as em rodelas grossas. Coloque-as no fundo de um prato de forno, juntamente com o azeite, a folha de louro e os dentes de alho esmagados (com a casca). Coloque os lombos de bacalhau por cima e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC.

3) Entretanto, coloque, no triturador, a broa cortada em pedaços, o dente de alho, o azeite, os coentros e um pouco da água que o bacalhau entretanto já largou, tempere com sal e pimenta e triture tudo. Se quiser que fique mais crocante, não triture muito.

4) Quando o seu bacalhau estiver quase assado, retire-o do forno e, com uma colher, coloque a broa por cima dos lombos, pressionando um pouco para que esta se agarre ao bacalhau. Volte a levar ao forno para que a broa fique douradinha e está pronto.

As batatas:

Lave bem e corte as batatas em rodelas. Coloque-as num tabuleiro grande de forno de maneira a que não fiquem muito empilhadas. Regue com azeite e polvilhe com um pouco de sal. Leve-as também ao forno já quente. Quando estiverem douradinhas de um lado, pode virá-las para que dourem de ambos os lados. Quando estiverem assadas, retire-as do forno e polvilhe-as com orégãos secos.

Sirva os lombos de bacalhau com broa de milho juntamente com as batatinhas assadas, azeitonas (marinadas em azeite, alho picado e oregãos) e salada.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...