Strudel de abacaxi e coco [passo a passo]

Esta foi umas das sobremesas que fiz para o Ano-Novo. Tinha de começar o ano com um doce. Portei-me bem todo o ano, merecia. As receitas com massa folhada são um guilty pleasure, adoro. Esta é ótima para quando temos visitas mas não temos muito tempo para cozinhar e queremos fazer tudo com antecedência. Pode fazer os primeiros dois passos com antecedência e, depois, montar e levar o folhado ao forno só mesmo antes de começar a refeição. Se preferir, também o pode fazer na totalidade e congelar, levando ao forno quando quiser (bastando pincelar com a gema antes). Veja também esta receita de strudel de morango e maçã. O clássico de maçã e sultanas é capaz de ser aquele que mais faço. São todos deliciosos. 
Está aí a chegar o Dia de Reis. Sugiro também esta galette des Rois.
Este ano fiz e comi alguns doces de Natal. Entretanto, já voltei à minha dieta, a ver se me livro das azevias e do bolo-rei.


Ingredientes:

Strudel:
1 pacote de massa folhada retangular
1 gema
1 c. de sopa de água

Recheio de fruta:
1/2 abacaxi ou 1 ananás
3 c. de sopa de leite coco
1 c. de sopa de açúcar amarelo
raspa de 1/2 limão
raspas de coco desidratado (ou coco ralado)

Recheio de creme:
200g de queijo quark magro
3 c. de sopa de leite de coco
1 gema
2 c. de sopa de açúcar amarelo
raspa de 1/2 limão

Antes de rapar o tacho...

1) Descasque e corte o abacaxi em pedaços pequenos. Coloque-o numa frigideira eleve ao lume médio. Junte o açúcar amarelo e a raspa de meio limão, e salteie durante 1-2 minutos. Por fim, junte o leite de coco. Salteie mais 30 segundos e desligue. Reserve e deixe arrefecer.

2) Leve uma frigideira ao lume médio-baixo e junte a raspas de coco. Fique atenta para não deixar queimar as lascas e vá mexendo. Cerca de 1-2 minutos serão suficientes para torrar as lascas. Reserve e deixe arrefecer.

3) Ligue o forno a 200ºC.

4) Numa taça, com batedeira ou com varas de arame, misture bem o queijo, o leite de coco, o açúcar, a gema e a raspa de meio limão. Reserve.

5) Desenrole a massa folhada, mantendo-a na folha de papel onde vem, e coloque-a num tabuleiro de ir ao forno. Coloque metade do creme ao longo do centro da massa, deixando as laterais livres, e espalhe o abacaxi por cima. De seguida, cubra com as lascas e o creme restante.


6) Com uma faca, corte as laterais da massa em tiras de cerca de 2cm e começe a cruzar as tiras, alternadamente, para fechar o folhado. Dobre as pontas de maneira a que fiquem bem fechadas. Pincele com a gema de ovo batida com a água e leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Sirva morno com uma bola de gelado, por exemplo, ou simples, é uma delícia na mesma.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...