Pizza de queijo com base de couve-flor

A couve-flor é um vegetal fantástico, com imensas propriedades e benefícios para a nossa saúde. Rica em vitamina C, ácido fólico, vitamina K, vitamina B6, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3 e vitamina E, este vegetal fornece ainda muitos minerais essenciais como o cálcio, o fósforo, o manganês, o magnésio e o potássio. Fonte de proteínas, a couve-flor tem quantidades muito baixas de gorduras, sendo um alimento essencial numa alimentação mais saudável. Trata-se de um vegetal que uso muitas vezes - empadão de carne com puré de couve-flor e couve-flor gratinada com queijo e adoro. É muito versátil. Esta piza com base de couve-flor fica deliciosa. Claro que não tem o mesmo sabor da piza com base de pão, mas é mais saudável e, de certa forma, até é mais saborosa. Depois disto, fiquei com fome...



Ingredientes (piza de 30 cm):
1 couve-flor grande
150g + 100g de queijo mozzarella ralado
50g de queijo parmesão ralado
1 ovo grande
1 dente de alho picado finamente ou 1 c. de chá de alho em pó
1 punhado de manjericão fresco picado
1 c. de chá de sal
pimenta preta q.b.
  

Antes de rapar o tacho...

1) Ligue o forno a 220ºC e forre uma forma de piza com papel vegetal que possa ir ao forno (coloque a forma em cima da folha e corte um círculo).

2) Corte os floretes da couve-flor e rejeite o caule. Triture os floretes no processador até que pareçam areia molhada ou, se não tiver um, pique com uma faca tanto quanto puder.

3) Coloque a couve triturada numa taça grande e adicione 150g de queijo mozzarela (reserve os restantes 100g), o parmesão, o ovo, o alho, o manjericão, e tempere com sal e pimenta preta moída na hora. Envolva todos os ingredientes muito bem.

4) Verta esta massa para a forma e, com uma colher, espalhe e pressione um pouco. Leve ao forno quente durante 10-12 minutos – o queijo deve derreter e unir a massa. Retire do forno e cubra a piza com os restantes 100g de queijo ralado. Leve novamemte ao forno até que o queijo derreta e fique douradinho (coloque a piza mais em cima, junto ao grill). Retire do forno, corte em fatias e sirva.





9 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...