Camembert no forno com mel, nozes e alecrim

É com enorme gosto que vos apresento uma receita deliciosa e a nova parceria do blogue, a Gradirripas, Lda., uma empresa familiar do concelho de Santarém. Com ligações ao sector há já dois séculos, os atuais proprietários fazem parte da quinta geração de uma família tradicionalmente ligada à produção de artigos em madeira. A Gradirripas dedica-se, sobretudo, ao fabrico de caixas em madeira para vinhos e produtos gourmet, bem como à produção de artigos em madeira para cozinha e pequeno mobiliário.
A madeira utilizada no fabrico dos artigos provém, essencialmente, de pinhais da região centro de Portugal, adquirida a produtores que asseguram a sustentabilidade das florestas. Para tal, são feitas novas plantações em substituição das árvores abatidas para a indústria. A Gradirripas só adquire madeira a fornecedores devidamente legalizados, sujeitos a fiscalizações periódicas no que respeita à origem da madeira e ao controlo do nemátodo do pinheiro. A madeira é sujeita a secagem em estufa, onde permanece o tempo necessário para garantir um produto de qualidade, isento de humidades e do vírus do nemátodo, que tem atingido as florestas portuguesas. A madeira trabalhada pela Gradirripas é devidamente identificada através do passaporte fitossanitário, que acompanha cada lote de matéria-prima adquirido.
Para adquirir os artigos da Gradirripas basta que contacte a empresa por e-mail, através de info@gradirripas.pt, e receberá o catálogo e a tabela de preços para o ajudar a fazer a sua encomenda. Em alternativa, poderá perguntar qual a loja mais próxima da sua área de residência, uma vez que os artigos também estão à venda em várias lojas de norte a sul do país.


Ingredientes:
1 queijo camembert
1 c. de sopa de mel
1 punhado de nozes
1 haste de alecrim

Antes de rapar o tacho...

1) Ligue o forno a 200ºC e deixe aquecer.

2) Coloque o queijo numa folha de alumínio (apenas porque será mais fácil de manusear) e aconchegue as laterais (como na foto). Com uma faca, faça uns cortes na superfície do queijo. Regue com o mel e cubra com as nozes e o alecrim. Leve ao forno durante 10-15 minutos para que o interior do queijo derreta. Quando estiver pronto, coloque o queijo numa tábua juntamente com tostas ou crackers e sirva de imediato.


*Post escrito em parceria com a Gradirripas, Lda.

2 comentários:

  1. Esse queijinho está mesmo a tirar-me os olhos! Já tenho saudades de fazer mas nem sempre há camembert por aqui! As tábuas são fantásticas, também tenho e adoro! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Pois são,tanto o queijo como as tábuas são fantásticos. :) Adoro queijo!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...