Crumble de pêra e mirtilos [sem glúten e sem açúcar]

 Esta é uma das minhas sobremesas preferidas, já aqui partilhei este crumble de maçã, este de morangos e baunilha e este de manga e lima. Agora, partilho esta versão bem mais saudável. Por incrível que pareça, é ainda mais deliciosa. Espero que gostem.


Ingredientes:

para a fruta:
6 pêras
1 caneca de mirtilos
1 c. de chá de canela em pó
1 c. de sopa de xarope de ácer

para o crumble:
200g de amêndoas peladas
200g de flocos de aveia
3 c. de sopa de óleo de coco
100ml de xarope de ácer
1 c. de chá de canela em pó

Antes de rapar o tacho...

1) Descasque, retire os caroços e corte as pêras em pedaços médios. Coloque-as num tacho, com o xarope de ácer, a canela em pó e 100ml de água. Leve ao lume, tape o tacho e deixe cozer cerca de 5 minutos, até que as pêras fiquem macias. No final, junte os mirtilos, envolva e desligue o lume. Reserve.

2) Entretanto, ligue o forno a 180ºC e prepare o crumble. Para tal, triture as amêndoas e metade da aveia no processador até obter uma farinha. Coloque esta farinha numa taça, junte a restante aveia, a canela em pó, o xarope e o óleo de coco previamente derretido. Mexa bem até obter uma espécie de areia grossa molhada. Reserve.

3) Verta a fruta cozida para um tabuleiro de forno e cubra com o crumble. Leve ao forno cerca de 30 minutos, até que fique douradinho. Sirva ainda morno.


1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...