Papas de trigo-sarraceno com abóbora e especiarias

Desde o início do ano, todos os dias, tenho tentado fazer um pequeno-almoço saudável e nutritivo, mas, como sabem, sem glúten e sem lactose. A luta continua. Deve ter sido a minha única resolução de Ano Novo que levei a sério. Houve tempos em que nem sequer tomava o pequeno-almoço, mas, atualmente, é a minha refeição principal. Hoje, vejo que, quando não o tomo, passo o dia cheia de fome e faço mais asneiras, ou seja, como o que não devia e mais do que devia. As papas de aveia também são ótimas, mas demoram um pouco mais a cozer. Se quiser saber mais sobre o trigo-sarraceno leia este post.



Ingredientes (serve 1):
1 pedaço de abóbora
3 c. sopa de flocos de trigo-sarraceno
100ml de leite de côco (ou outro)
1 c. sopa de mel
1 c. chá de canela em pó
1 c. café de gengibre em pó
1 c. café de coentros em pó
1 c. café de noz moscada em pó

Antes de rapar o tacho...

1) Comece por assar a abóbora no forno a 170ºC. Corte a abóbora em fatias de cerca de 3 cm de grossura (uma será suficiente para esta receita mas aproveite para assar mais e guarde para outras receitas ou sirva como acompanhamento) e coloque-as num tabuleiro de forno. Não precisa de tirar a casca. Leve ao forno durante, pelo menos, 20-30 minutos. Quando a sua abóbora lhe parecer mole ao fazer um pouco de pressão com o dedo, está pronta. Retire-a do forno, deixe-a arrefecer um pouco e, com um garfo, separe a polpa da casca. Rejeite as cascas e reserve a abóbora. Pode fazer tudo isto de véspera.

2) Leve um tachinho ao lume brando com os flocos, o leite de côco e um pouco de água. Misture e, quando ferver, junte a abóbora, o mel e as especiarias. As suas papas vão ficar prontas em 2 minutos, porque os flocos de trigo-sarraceno desfazem-se muito rapidamente.

4 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...