15 de dezembro de 2016

Polvo à minha moda com batatinhas a murro

Para quem é do Norte, o polvo tem de estar presente na mesa de Natal. Em casa dos meus pais, às vezes, fazemos salada de polvo para entrada, outras vezes, fazemos esta receita. Por norma, com o polvo que sobra e a água da cozedura, uns dias depois, fazemos filetes de polvo com arroz do mesmo. Mas também há bacalhau na mesa da consoada, bacalhau assado na brasa e couve refogada, como a minha avó materna costumava fazer. Tudo regado com azeite do bom, feito pelo meu pai.



Ingredientes:
1 polvo
1 folha de louro
4 dentes de alho
1/2 cebola descascada
batatinhas novas
salsa q.b
sal marinho q.b.
azeite q.b.



Antes de rapar o tacho...

1) Ligue o forno a 200 ºC. Comece por lavar as batatas e dar-lhes um golpe. Coloque-as num tabuleiro, tempere com sal marinho e leve ao forno.

2) Enquanto as batatas assam, coza o polvo: coloque o polvo inteiro numa panela, com um pouco de água no fundo (não precisa de mais), a folha de louro, dois dentes de alho, uma pernada de salsa e a cebola. Leve-o ao lume e deixe cozer cerca de 30 minutos (vai depender do tamanho do polvo). Corte um tentáculo e experimente-o para ver se está cozido. Quando estiver, retire-o da água e separe os tentáculos.

2) Quando as batatas estiverem assadas, dê um murro em cada uma. Coloque o polvo por cima das batatas. Regue com bastante azeite, polvilhe com bastante salsa e alho picados. Leve novamente ao forno durante 10 minutos.

Dica: reserve a água da cozedura do polvo para fazer um arroz de polvo.

2 comentários:

  1. Que apetitoso! Na minha mesa de Natal também haverá polvo! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Cá por casa também costumamos ter polvo no Natal.
    O que mostras está com um excelente aspecto mesmo!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...