18 de dezembro de 2016

Broas castelares saudáveis [sem açúcar e sem glúten]

 Gosto imenso de broas castelares por causa de serem húmidas por dentro, mas são sempre demasiado doces e sabem muito a erva-doce. Resolvi tentar fazer uma receita mais saudável, estas broas são adoçadas com mel e tâmaras. Além disso, também não têm glúten. Melhor ainda, são mesmo deliciosas e húmidas por dentro.


Ingredientes (cerca de 15):
2 batatas-doces com polpa laranja (250g)
8 tâmaras Medjool descaroçadas
2 c. de sopa de água morna
40g de amêndoa triturada
1 c. de sopa de óleo de coco
6 c. de sopa de mel
1 c. de chá de canela em pó
1 c. de chá de erva-doce
125g de farinha de arroz
1 gema


Antes de rapar o tacho...

1) Ligue o forno a 180 ºC. Lave bem as batatas e leve-as ao forno embrulhadas em papel vegetal de forno. Deixe assar até ficarem bem moles. Quando estiverem assadas, retire-as do forno e descasque-as.

2) Entretanto, triture as amêndoas no processador. Demolhe as tâmaras na água morna.

3) No processador, junte as batatas assadas (250g depois de descascadas) e as tâmaras demolhadas. Triture bem até formar uma pasta homogénea. Adicione o óleo, o mel, a amêndoa triturada, a canela e a erva-doce, e volte a triturar. Por fim, junte a farinha e triture só para misturar a farinha.

4) Com uma colher de chá, coloque montinhos de massa num tabuleiro forrado com um tapete de silicone ou papel vegetal de forno. Numa tacinha, bata a gema com uma colher de chá de água. Pincele as broinhas com a gema. Leve ao forno já aquecido durante cerca de 25 minutos. Quando estiverem douradinhas, retire-as do forno e deixe-as arrefecer antes de as tirar do tabuleiro.

1 comentário:

  1. São muito parecidas com as que publiquei há dias! Achei que ficaram ótimas! Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...