Bolachas de canela e gengibre com cobertura de chocolate [sem glúten e sem acúcar]


Esta receita é muito fácil. Uma excelente sugestão para fazer com os miúdos ou para uma prendinha de Natal. Não deixe de fazer esta receita só porque não tem os ingredientes. Pode substituir o ácer por mel e as nozes-pecãs por nozes normais ou até por amêndoa. Eu usei as pecãs porque estas dão às bolachas um sabor a caramelo que as outras não têm. Além de serem deliciosas, estas são bolachas saudáveis. O óleo de coco, entre outras coisas, estimula o sistema imunitário, melhora a saúde da pele e do cabelo e facilita a digestão. O cacau cru é um antidepressivo natural e contribui para a redução da fadiga.

 
Ingredientes (30 bolachas):

bolachas:
200g de farinha de arroz
100g de nozes-pecãs
100g de amêndoas peladas
1 ovo grande
80ml de xarope de ácer
1 c. de sopa de gengibre em pó
1 c. de sopa de canela em pó

cobertura:
2 c. de sopa de cacau cru em pó
2 c. de sopa de óleo de coco
2 c. de sopa de xarope de ácer

Antes de rapar o tacho...

1) Ligue o forno a 200 ºC.

2) Coloque as amêndoas e as nozes no processador (ou no robot de cozinha) e triture até ficar em farinha. De seguida, junte a farinha de arroz, a canela e o gengibre. Volte a ligar o processador uns segundos, só para misturar os ingredientes. Depois, junte o xarope e o ovo. Volte a triturar só até formar uma bola.

3) Espalhe alguma farinha na bancada e coloque aí a massa das bolachas. Com um rolo da massa também polvilhado com farinha estenda a massa até que fique com cerca de 1cm de altura. Com um cortador de bolachas, corte as bolachas e coloque-as num tabuleiro forrado com um tapete de silicone (ou forrado com papel vegetal de forno ou untado com óleo de coco). Volte a formar uma bola com os restos da massa, volte a estender e corte mais bolachas. Repita isto até usar toda a massa.


4) Leve as bolachas ao forno durante 10-12 minutos. O tempo dependerá da altura e do tamanho das bolachas, fique atenta. Eu usei um cortador em estrela com 7cm. Quando estiverem cozidas, retire-as do forno e deixe arrefecer.

5) Faça a cobertura, juntando o óleo de coco derretido com o xarope e o cacau em pó. Mexa até ficar uma calda homogénea. Cubra as bolachas e deixe-as secar. Pode guardar as bolachas numa caixa e ir comendo. Eu comi metade logo quando as fiz, ainda sem a cobertura. E é isto.

2 comentários:

  1. Também fiz umas que vou publicar na sexta. Vou levar a receita das tuas que me parecem maravilhosas com essa cobertura! Ficaram umas estrelas lindas! beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...