Rolinhos vegetarianos à oriental


Ingredientes (6 rolinhos):
6 folhas de arroz
400g de vegetais a gosto (usei alho francês, curgete, cenoura e cogumelos)
óleo q.b.
gengibre fresco (o equivalente ao tamanho de 1 alho)
1 c. de sopa de sementes de sésamo
molho de soja q.b.


Antes de rapar o tacho...

1) Lave e descasque os legumes, se necessário. Corte-os em tirinhas de cerca de 7cm de comprimento e 3mm de espessura. Se cortar mais grosso, demora um pouco mais a cozinhar. Descasque também o gengibre, use uma colher para o fazer.
 
2) Aqueça um wok (ou frigideira) e junte um fio de óleo. De seguida, junte o gengibre ralado e os legumes mais duros. Neste caso, comecei com as cenouras porque demoram mais a cozinhar e deixei cozinhar um pouco. Junte os restantes legumes. Deixe cozinhar cerca de 4-5 minutos, mexendo de vez em quando (pode deixar cozinhar mais, mas os legumes ficam bons quando estão ainda um pouco crocantes). Adicione sementes de sésamo e envolva tudo. Reserve.

3) Coloque água fria num tabuleiro para hidratar as folhas de arroz. Mergulhe uma folha de cada vez e deixe ficar na água 1-2 minutos. Com isto a folha vai ficar maleável e vai poder dobrar os rolinhos. Retire da água, deixando escorrer o excesso, e coloque na bancada.

4) No centro da folha, coloque legumes (2 colheres).  Peque num dos "lados" (as folhas eram redondas) e puxe quase até dobrar a meio. Apertando bem, enrole um pouco e de seguida puxe as laterais para dentro. Enrole o restante. Sirva com molho de soja.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...