Leite-creme com framboesas


Confesso que nunca fui muito fã de leite-creme. No entanto, gostei muito deste porque as framboesas cortam um pouco do doce e refrescam. Também pode triturar as framboesas, passá-las por um coador e juntar esse puré ao leite-creme. Eu prefiro assim porque as framboesas ligeiramente amassadas dão alguma textura. Adoro aquele vidrado que fica no topo quando se queima o açúcar.

Ingredientes:
1l de leite
casca de limão (só o vidrado)
8 gemas
250g de açúcar
20g de farinha maisena (amido de milho)
1 chávena de framboesas (guarde algumas para decorar)
açúcar para queimar



Antes de rapar o tacho...

1) Num tacho, aqueça o leite com a casca de limão. Quando levantar fervura, desligue e retire a casca de limão.

2) Numa taça, com umas varas de arame, misture as gemas com o açúcar. Pouco a pouco, vá juntando a maizena e mexendo sempre. Agora, junte um pouco do leite (mais ou menos meia chávena) e envolva bem. Sem parar de mexer, lentamente, vá juntando o leite ao preparado das gemas.

3) Passe novamente para o tacho e leve ao lume. Sem parar de mexer, o leite-creme vai engrossar e, quando levantar fervura, desligue. Envolva as framboesas previamente esmagadas com um garfo.

4) Passe para taças, deixe arrefecer e leve ao frigorífico. Antes de servir, polvilhe com açúcar e queime bem com ferro próprio ou maçarico. Decore com framboesas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...