Batatas e bacalhau à espanhola

Este é um dos pratos que mais marcaram a minha infância. Apesar de ser parecido com uma caldeirada de bacalhau, sempre ouvi a minha mãe chamar-lhe "batatas à espanhola". Lá em casa, eu e a minha mãe gostávamos muito deste prato, mas o meu pai não gosta de tomate, por isso não o fazíamos mais vezes. Este verão, voltei a fazê-lo para mim e para a minha mãe. Soube-me pela vida. Mais do que comida, são sabores, aromas e memórias.



Ingredientes (serve 4):

500g de postas de bacalhau finas*, demolhado e escorrido, da Liporfir
500g de batatas brancas
2 cebolas médias                                
3 tomates maduros     
2 dentes de alho                                 
1 raminho de salsa fresca
1 folha de louro
1dl azeite
sal marinho e pimenta q.b.

* pode usar os rabos e as asas

Antes de rapar o tacho...

1) Comece por preparar os ingredientes: descasque as batatas, as cebolas e os tomates, e corte tudo em rodelas médias. Descasque os alhos e pique-os grosseiramente. Pique também a salsa. Corte o bacalhau em pedaços médios.

2) Com os ingredientes todos prontos, comece a colocá-los no tacho em camadas: coloque a cebola em rodelas no fundo do tacho e cubra com dois terços do tomate. De seguida, faça uma camada com metade das batatas e, depois, faça outra com metade do bacalhau. Junte também metade da salsa picada, metade da folha de louro e 1 dente de alho picado. Agora, faça mais uma camada com as restantes batatas, outra com o restante bacalhau e, por fim, o tomate que sobrou. Cubra com a salsa, o louro e o dente de alho. Tempere com sal marinho e pimenta moída na hora. Regue com o azeite.

3) Tape e leve o tacho a lume médio-alto e, assim que levantar fervura, reduza para lume baixo e deixe cozer. Quando as batatas do topo estiverem cozidas, desligue.

5 comentários:

  1. Adoro! Tenho de voltar a fazer qualquer dia! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Gosto bastante e há tanto tempo que não como, ficou com tão bom aspecto.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Adoro este prato! Faz me lembrar a infancia, a minha avó fazia muito... ainda lhe juntava um ovinho cozido ás rodelas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Helena, hei de experimentar pôr ovo, com certeza que fica delicioso. :)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...