Azeite aromatizado com alecrim, alho e pimenta



Esta receita traz-me à memória as alturas em que ia com o meu pai ao lagar de azeite e, enquanto esperávamos que fizessem o azeite, me davam pão de centeio com azeite acabadinho de fazer. 
Para fazer o azeite aromatizado deve usar azeite virgem extra, o melhor, e pode aromatizá-lo com alho, pimenta, malagueta, ervas aromáticas, queijo, limão, cogumelos secos, baunilha, gengibre, etc. Prefira ervas secas e não se esqueça que devem estar bem limpas. As ervas secas diminuem a possibilidade de proliferação de bactérias, logo aumentam a durabilidade do azeite. Também pode fazer com o azeite em frio, mas, nesse caso, deve guardá-lo no frigorífico e consumir em 3 semanas.


Ingredientes:
0.5 l azeite extra virgem
3 dentes de alho
2 hastes de alecrim seco
10 grãos de pimenta 

Antes de rapar o tacho...

1) Pode usar frascos com tampa ou garrafas. Antes de tudo, deve esterilizar o recipiente e a tampa. Coloque-os numa panela, cubra com água e leve a ferver durante 20 minutos. Depois, deixe escorrer e secar.

2) Num tachinho, leve o azeite ao lume até aquecer, mas não deixe ferver. Desligue o lume e junte o alecrim, os alhos com casca ligeiramente esmagados e os grãos de pimenta, alguns deles esmagados. Deixe arrefecer e verta tudo para o recipiente. Tape e guarde.

 
Dica: Sirva como entrada, com pão torrado para molhar no azeite.Experimente barrar o pão com um pouquinho de tomate fresco depois de o torrar.

2 comentários:

  1. Adoro azeites aromatizados :) Neste Natal passadoo, fizeram parte dos meus cabazes com vários produtos caseiros que ofereci aos amigos e família e foram um sucesso :)
    Beijos
    Vânia

    ResponderEliminar
  2. É verdade, Vânia. São uma ótima oferta e ficam muito bonitos na cozinha, são decorativos.
    Beijos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...