Naco de vitela grelhado com legumes no forno

Andei a ler sobre as várias formas de grelhar carne e resolvi experimentar esta, pois é resultado de várias experiências. A carne ficou suculenta e tenra. Ótima! É importante usar um bom sal e não se preocupe, porque a carne só vai absorver o sal necessário. Igualmente importante é deixar a carne repousar depois de a salgar, porque é o sal que a vai deixar tenra, pois vai "quebrar" a proteína da carne. Não se esqueça que, antes de grelhar, deve lavar e secar bem a carne. Eu quis aproveitar o resto de alguns legumes que tinha no frigorífico, mas pode usar legumes a gosto.




Ingredientes:
naco de vitela (2cm de altura)
sal marinho

abóbora menina
pimentos padron
tomates cereja

alhos esmagados
azeite
sal e pimenta q.b.

100g de manteiga
1 dente de alho, sem germe
coentros q.b.

Antes de rapar o tacho...

1) Salgue a carne com bastante sal (cerca de uma colher de sobremesa de cada lado). Deixe repousar 45 minutos.

2) Aproveite esse tempo e faça a manteiga de coentros. Coloque a manteiga, o alho e os coentros no processador e pulse até ficar tudo bem misturado. Coloque um pedaço de película aderente na bancada, coloque a manteiga numa ponta e enrole, formando um rolinho. Guarde no frigorífico.



3) Ligue o forno a 180ºC e comece a preparar os legumes. Lave-os e corte a abóbora em pedaços pequenos para que cozinhe ao mesmo tempo dos restantes legumes. Coloque tudo, exceto os tomates, num tabuleiro de forno, junte os alhos, tempere com sal e pimenta e regue com um bom fio de azeite. Cubra com papel de alumínio e leve ao forno durante cerca de 20-30 minutos, dependerá do tamanho dos legumes. A 10 minutos do fim, mexa os legumes, junte os tomates e retire o papel de alumínio.

4) Ao fim de 1 hora, passe os nacos de vitela rapidamente por água corrente e seque muito bem com papel de cozinha. Tempere a carne com pimenta.

5) Leve um grelhador ou frigideira ao lume médio-alto e deixe aquecer bem. Para um naco mal passado, coloque a carne e deixe grelhar 2-3 minutos de cada lado (como gosto da carne média, deixei ficar mais um pouco). Retire do lume e deixe repousar 5 minutos antes de servir.

6) Sirva a carne com os legumes e junte um pouco da manteiga de ervas.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...