Beringelas recheadas com bacalhau com natas


Cá está mais uma receita que vale muito a pena fazer. Fica deliciosa! Além disso, sabe e cheira mesmo a bacalhau com natas. No entanto, podemos comer sem culpa.



Ingredientes:
1 beringela grande
300g de migas de bacalhau, demolhadas, escorridas e desfiadas (usei da Liporfir)
1 cebola, picada grosseiramente
2 dentes de alho, picados grosseiramente
2 c. de sopa de natas de soja (ou outras)
100g de queijo ralado (usei mistura de 4 queijos)
2 c. de sopa de salsa picada
azeite q.b.
pimenta q.b.
sal q.b. (opcional)

Antes de rapar o tacho...

1) Comece por ligar o forno a 200ºC.

2) Corte a beringela ao meio no sentido longitudinal (não retire o pé para que a beringela não verta) e, com uma colher, retire a polpa, que poderá usar depois para fazer sopa. Pincele a beringela com um pouco de azeite (assim vai usar bem menos azeite do que se regar a beringela) e tempere com pimenta. Coloque as metades da beringela num pirex e leve ao forno durante 20 minutos.

3) Entretanto, leve um tacho ao lume com azeite, a cebola picada, o alho picado e deixe refogar até a cebola ficar translúcida. Junte o bacalhau, tempere com pimenta, mexa e deixe cozinhar cerca de 3 minutos. Adicione a salsa picada e as natas. Mexa e veja se precisa de adicionar sal (eu não juntei sal porque, além do bacalhau, o queijo também tem sal).

4) Quando as beringelas estiverem prontas (pressione e veja se estão moles), retire-as do forno e recheie-as com o bacalhau com natas. Cubra com o queijo ralado e leve-as novamente ao forno até o queijo derreter e ficar douradinho (liguei apenas o grill, uma vez que já estava tudo cozinhado e apenas queria derreter o queijo).

Dicas: Depois de demolhar o bacalhau, deixe-o escorrer bem. Também pode usar restos de bacalhau cozido desfiado.

4 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...