Feijoada de camarão

Esta acaba por ser uma receita muito fácil e rápida, apenas tem de a preparar com alguma antecedência, por exemplo, pode pôr o feijão de molho de manhã, cozê-lo à noite e usá-lo no dia seguinte. Depois, fazer a feijoada é bastante rápido. Também pode usar feijão em frasco ou lata, lembre-se apenas de o escorrer e lavar bem antes de usar.
Esta receita foi adaptada da revista Mais by Lidl.


Ingredientes:
500g de feijão vermelho (ou outro)
1 folha de louro
1 raminho de tomilho seco
3 c. de sopa de azeite
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
250ml de tomate triturado
250g de miolo de camarão
piripiri (opcional)
salsa picada q.b.
sal e pimenta q.b.

Antes de rapar o tacho...

1) Demolhe o feijão durante pelo menos 12 horas (coloque sempre 1 parte de feijão e 4 de água). Mude a água uma ou duas vezes durante essas horas. Escorra o feijão demolhado e coloque-o numa panela. Junte água nova, a folha de louro e o tomilho seco. Deixe cozer até achar que está suficientemente cozido mas não desfeito.

2) Leve um tacho ao lume com o azeite, a cebola e os alhos, e deixe refogar um pouco até a cebola ficar translúcida. Junte o tomate triturado, tempere com sal e pimenta, e deixe refogar mais um pouco. De seguida, junte o feijão com alguma da água da cozedura, o camarão e a salsa picada. Deixe apurar os sabores e retifique os temperos se necessário. Sirva com arroz seco.

Dica: Aproveite para cozer mais feijão e congele-o em porções.
Se usar feijão em lata ou frasco, deve escorrê-lo e lavá-lo, por isso junte um pouco mais de tomate para substituir a água da cozedura do feijão.

4 comentários:

  1. Nunca fiz feijoada de camarão mas gosto desta versão bem menos calórica! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato, não deixa de ser um daqueles pratos reconfortantes, de inverno, mas muito fácil e menos calórico.
      beijinhos

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...