8 de fevereiro de 2016

Superalimentos #7 [Cacau cru]


Já aqui publiquei algumas receitas com cacau cru em pó (estas trufas de cacau com coco e esta mousse de cacau e abacate), mas faltava explicar-vos por que razão o cacau é um superalimento, principalmente se for cru.

O cacau é a semente do cacaueiro e significa alimento dos deuses. A árvore é originária da América Central e do Sul e os seus frutos são esmagados para deles se extrair a polpa e as sementes. O fruto assemelha-se a um pepino gordo e tem de 15 a 20 centímetros de comprimento. Cada fruto contém entre 20 e 50 sementes castanhas, cobertas por uma polpa branca, de sabor agridoce. Durante a secagem do fruto, a casca muda para uma cor avermelhada.

O cacau tem vindo a ser apelidado de superalimento porque apresenta um valor nutritivo muito interessante, sendo rico em fibra, magnésio, ferro, cálcio, zinco e potássio. Além disso, contém cerca de 15% de proteínas e 40% a 50% de gordura, mas não é fonte de colesterol. Contém ácidos gordos essenciais, da família do ómega-9 (esta gordura monoinsaturada também se encontra no azeite). O cacau é ainda rico em flavonoides, antocianidinas, catequinas e polifenóis, com poder antioxidante e anti-inflamatório.


Quais os principais benefícios do cacau para a nossa saúde?
- contribui para a redução da fadiga
- é um antidepressivo natural
- combate o stress e a ansiedade
- alivia os sintomas pré-menstruais
- reduz o mau colesterol
- fortalece os ossos
- previne doenças cardiovasculares
- previne o envelhecimento precoce
- contribui para a capacidade cognitiva

Por que razão é importante usar cacau cru?
O cacau cru não é processado, estando no seu estado puro e pleno de nutrientes. Encontra cacau cru em e pepitas. Além disso, também existe a manteiga de cacau cru.

Sabia...?
São necessários 25 frutos para obter 1kg de cacau.

 
Árvore - cacaueiro 

 Fruto do cacaueiro 

 
Sementes a secar

(fonte: Google images)

Não devemos confundir cacau com chocolate. Com efeito, o cacau é um ingrediente essencial no chocolate, mas o cacau é amargo, logo o chocolate contém (muuuuuuuuito) açúcar (além de gorduras saturadas). Leia o rótulo do seu chocolate e verá que, em alguns casos, o açúcar é o ingrediente presente em maior quantidade. O cacau cru é apenas cacau e pode adoçá-lo com mel, maple syrup, estévia, agave cru, etc. Se não passa sem o seu chocolate, escolha sempre um com elevada percentagem de cacau. Lembre-se que quanto mais amargo, mais cacau tem, logo é melhor para a sua saúde. Sabia que o chocolate branco nem cacau tem?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...