22 de fevereiro de 2016

Brownies de batata-doce [sem açúcar e sem glúten]

Como poderão ver pela receita, estes brownies são muito fáceis de fazer e valem muito a pena. A batata-doce e as tâmaras ficam deliciosas em bolos e sobremesas, adoçam e ainda dão a este bolo aquela consistência de brownies. Esta receita foi adaptada do livro As Delícias de Ella, p.170.


Ingredientes (10-12 quadrados):
2 batatas-doces médias
10 tâmaras Medjool, descaroçadas (usei da +Cru)
80g de amêndoa moída
100g de farinha de trigo-sarraceno
4 c. de sopa de cacau cru em pó (usei da +Cru)
3 c. de sopa de xarope de ácer
1 pitada de sal marinho
óleo de coco q.b.

Antes de rapar o tacho...

1) Ligue o forno a 200º C. Lave as batatas e coloque-as no forno, inteiras e com a casca, diretamente na grelha do forno. Deixe-as assar cerca de 30 minutos (o tempo depende do tamanho das batatas). Para ver se estão prontas, aperte-as com dois dedos e se estiverem molinhas, estão assadas. Retire-as do forno, que deve deixar ligado a 180ºC, e com cuidado para não se queimar corte-as ao meio e retire o interior com uma colher.

2) Coloque o miolo das batatas e as tâmaras no processador, e triture tudo até formar uma mistura cremosa e homogénea.

3) Misture os restantes ingredientes (amêndoa moída, farinha, cacau, ácer e sal) numa taça. Adicione a mistura de batata-doce e tâmaras. Misture tudo muito bem. A massa vai ficar bastante espessa.

4) Deite a massa num tabuleiro untado com óleo de coco (ou manteiga, se preferir) e polvilhado com farinha. Leve ao forno durante cerca de 25-30 minutos. Faça o teste do palito para verificar se está pronto. Retire do forno e deixe arrefecer uns 10 minutos antes de desenformar e cortar os quadradinhos. O interior do bolo fica húmido e parece mal cozido.

4 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...