Bolo húmido de ananás da minha mãe [nova versão]

A minha mãe adora este bolo de ananás. Quando lhe pergunto que bolo quer que lhe faça, invariavelmente, fala-me deste. Gosta do caramelo, do ananás (que vai desaparecendo), do facto de ser um bolo húmido... Sim, é um bolo ótimo. Pessoalmente, gosto mais da versão que também leva coco. Pus-me a pensar se seria possível fazer um bolo que ela gostasse ainda mais do que deste. Para isso, teria de ter muito ananás e ser húmido. Além disso, não queria que tivesse muito bolo, queria essencialmente ananás. Pois, consegui! Encontrei um rival à altura do meu bolo de cenoura. Só sobrou uma fatia para tirar a foto. Mais um bocadinho e não havia foto.



Ingredientes:
1 ananás ou abacaxi de 1500g
80g de manteiga, à temperatura ambiente e cortada em cubos
150g de açúcar branco
 
Massa do bolo:
4 ovos
125g de açúcar amarelo
80g de farinha de trigo sem fermento
2 c. de chá de fermento
100 ml de leite gordo 
 
Antes de rapar o tacho...
 
1) Comece por preparar o ananás: descasque o ananás e corte-o em rodelas. De seguida, corte as rodelas em pedaços pequenos, rejeitando a parte dura do centro. Reserve.
 
2) Leve uma frigideira grande ao lume, e junte a manteiga cortada em cubos e o açúcar. Em lume médio, deixe que a manteiga e o açúcar derretam e caramelizem (5 minutos). De seguida, junte o ananás já cortado em pedaços e deixe cozinhar mais 2 minutos. Desligue e reserve.

3) Ligue o forno a 170ºC.

4) Bata os ovos com o açúcar. Junte o leite, a farinha e o fermento, e misture bem. 
 
5) Unte uma forma de aro removível com manteiga. Espalhe o ananás pelo fundo da forma. Verta a massa do bolo por cima do ananás. Leve ao forno pré-aquecido durante 45 minutos. Quando retirar o bolo do forno, ele vai parecer-lhe ainda bastante mole, mas depois de frio ele vai ficar firme. Deixe-o arrefecer na forma e, depois, retire o aro. 
 
Sirva uma fatia de bolo com uma bola de gelado de limão e gengibre (receita aqui).

13 comentários:

  1. Respostas
    1. Ai, é tão bom. Estou mortinha por voltar a fazê-lo. beijinhos :)

      Eliminar
  2. O aspecto é excelente, acredito que o sabor também

    http://vinhosecompanhias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Como tudo por aqui, este bolo tem um óptimo aspecto e é mais uma receita a experimentar. Hoje surripei uma foto daqui (panquecas) para mostrar como ficavam as ditas lá no meu blogue. Dei, quer à receita quer à foto, os devidos créditos. Mas aqui quero deixar também o meu agradecimento pelas receitas óptimas e saudáveis e pela inspiração. Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Manuela, não há qualquer problema, vi que atribuiu os créditos. Fico muito contente que goste das receitas. Há sempre receitas saudáveis e às vezes outras menos saudáveis. Obrigada pela visita.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Bem a foto está linda e o bolo então nem se fala! Excelente!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Essa foto parte corações olha para nós como se nos fosse comer XD hehe que delícia e agora fiquei com mais uma receita para experimentar :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...