Desejo um santo Natal e um feliz Ano Novo a todos os seguidores do blogue.
A capuchinha da Sofia
Esta receita não é minha. É uma receita da família de uma colega muito querida, a Madalena. Aliás esta receita deliciosa de clafoutis de cerejas à portuguesa também é dela. A Madalena levou esta sobremesa para a festa de Natal do trabalho e foi um ar que se lhe deu. Como não conhecia esta sobremesa, fiquei logo curiosa e pedi-lhe para partilhar a receita no blogue. Trata-se de uma daquelas receitas bem portuguesas e típicas do Natal. Aqui fica a receita tal como a avó Sofia e a mãe Sofia a ensinaram à Madalena (na foto, em plena festa).
Bacalhau com broa e grelos
Esta é uma receita para aproveitar as sobras de bacalhau e de legumes cozidos, mas, se quiser, faça tudo de raíz, vale bem a pena. É uma receita mais leve para os dias que se seguem aos abusos do Natal.
Aqui tem uma outra receita de sobras de bacalhau e ovos cozidos.
Aqui encontra uma receita de bacalhau com broa no forno.
Bom apetite!
Marmelos assados no forno com armanhaque e especiarias
E porque com marmelos podemos fazer mais do que marmelada, cá está uma receita deliciosa de marmelos assados no forno. Veja também esta receita de marmelos cozidos com laranja e especiarias.
Cheesecake de forno com frutos vermelhos
Cinco anos!!! Quando há cinco anos, no dia de São Martinho, depois de ter frequentado um curso de cozinha e outro de culinária, decidi começar o blogue (para ter um registo das minhas receitas e sem perceber nada disto dos blogues), não fazia ideia de quanto tempo isto iria durar. Entretanto, mudei bastante os meus hábitos alimentares diários, as receitas passaram a ser mais saudáveis (ainda que igualmente deliciosas), perdi 10kg, comecei a interessar-me mais por alimentos que me trazem um aporte nutricional e passei a selecionar melhor o que como. No entanto, para que a nossa dieta seja equilibrada, há que fazer exceções e, uma vez por outra, comer algo menos saudável mas saboroso. E é isso que o meu blogue reflete: os meus hábitos alimentares. Enquanto gostar de cozinhar e comer bem, cá estarei a partilhar as minhas receitas convosco. Obrigada por estarem desse lado!
E porque o blogue faz hoje 5 anos, aqui está uma daquelas sobremesas de que todos gostam...
E porque o blogue faz hoje 5 anos, aqui está uma daquelas sobremesas de que todos gostam...
Rojões à minha moda
Um daqueles pratos que nos trazem conforto ao estômago e à alma. Bom apetite!
Crumble de nectarinas e mirtilos com amêndoas [sem açúcar e sem glúten]
Acontece-me várias vezes começar uma receita e acabar com outra. Comecei esta receita pensando que ia fazer estes pêssegos no forno com uma espécie de leite-creme e amêndoas mas com nectarinas, que adoro. Já com as nectarinas no forno, lembrei-me que tinha mirtilos e amoras no congelador. Daí até passar para um crumble, provavelmente a minha sobremesa de inverno preferida, foi um instante. Cá está, uma deliciosa sobremesa de inverno com uma fruta de verão. Bom apetite!
Mais receitas de crumble:
Crumble de maçã
Crumble de manga e lima
Crumble de morango e baunilha do Chef Avillez
Crumble de pêra e mirtilos, sem açúcar e sem glúten
Guisado de tofu, tomate e cogumelos
Por vezes, algumas pessoas dizem-me que já experimentaram tofu mas não gostaram. De facto, não é a coisa mais saborosa deste mundo, principalmente o tofu ao natural. Já expliquei aqui como preparar o tofu ao natural. Recomendo sempre que comecem por experimentar um tofu misturado com algo que gostem (há tofu com tomate, manjericão, azeitonas, fumado, amêndoas, caril, etc.), que vem já pronto a cozinhar, e só depois experimentem o tofu ao natural. Agora, não sugiro que comam o tofu assim simples, façam sempre um refogado e dêem-lhe sabor misturando outras coisas. O tofu consegue absorver todos os sabores que lhe adicionar. Veja também esta receita com tofu.
Abacates com ovo no forno
Já sabem que adoro abacate (ver mais receitas aqui). Desta vez, experimentei uma opção mais para o tempo frio. Eu comi estes abacates ao pequeno-almoço, mas esta receita cai bem em qualquer altura. Experimente! Não deixe de seguir as dicas que aqui lhe deixo.
Buckle de alperce
Crumble de maçã
Crumble de manga e lima
Crumble de morango e baunilha do Chef Avillez
Crumble de pêra e mirtilos, sem açúcar e sem glúten
O buckle é da família do crumble, do crisp, do grunt e do cobbler:
Cobbler de pêssego e amoras
Todos são sobremesas feitas no forno com fruta e aveia, massa ou crumble por cima. O buckle tem uma base de bolo, a fruta e o crumble por cima. Chama-se assim porque, quando o bolo cresce, "aperta" (em inglês, buckle) a fruta disposta por cima massa.
Esta receita é muito simples. Talvez a parte mais difícil seja fazer a manteiga noisette, mas não deixe de a fazer - fica taaaaaaão MA RA VI LHO SA e faz toda a diferença. Siga as instruções para queimar a manteiga e vai ver que não há como errar. Mas não desespere, se preferir, pode usar apenas manteiga derretida.
Frango assado no forno com limão
Hoje partilho uma receita de frango assado. Estava aqui a pensar para comigo por que razão publico poucas receitas de peixe. Bom, eu até nem como muita carne vermelha e como bastante peixe, mas a verdade é que sou intolerante a muuuitos peixes, o que não me deixa muitas opções. Por norma, como salmão, atum, bacalhau, sardinhas, lulas, chocos e pouco mais. Felizmente, posso comer salmão, o peixe que mais adoro. Das carnes, prefiro frango e peru. Acho que um prato de frango assado nos traz um conforto que outros pratos não trazem.
Bom apetite!
Gelatina vegetal de laranja com amêndoa
É uma das coisas que mais como ao lanche, gelatina. Tendo acabado o meu stock de gelatina sem açúcar vindo de Portugal e sendo que não consigo encontrar a mesma marca aqui, comecei a fazer gelatina vegetal em casa. Esta é a segunda experiência com ágar-ágar. Tem um sabor diferente, é uma alga, se calhar vai estranhar ao início, mas é bom podermos ser nós a fazer a nossa gelatina, com o sabor que quisermos.
Coelho à caçador
Juro que tive a sensação de estar a almoçar em casa dos meus avós num domingo qualquer da minha infância. Conseguir recriar uma das receitas que a minha avó mais fazia e que eu e o meu avô mais gostavamos - coelho à caçador.
Puré de ervilhas com hortelã
Uma receita muito rápida e fácil mas com ingredientes aromáticos e saboros. Já, em tempos, aqui deixei a receita deste creme aveludado de espargos e ervilhas com hortelã, que adoro. A combinação das ervilhas com a hortelã e o limão é deliciosa, experimente! Sirva como acompanhamento de frango assado no forno, tão bom!
Sobremesa de morango e coco (raw cake)
Ai, tenho andado tão afastada do blogue... Não se deve à falta de coisas para escrever mas à falta de tempo para o fazer. No último ano, a minha vida mudou e recomeçou. Mudei de país, de casa, de emprego. Tenho dedicado todo o meu tempo a tudo isto, a ser feliz na minha nova vida.
Não deixei de lado os bons hábitos alimentares e aqui está uma receita de uma sobremesa deliciosa, com ingredientes saudáveis. Trata-se de um sobremesa crua, ou seja os alimentos não são cozinhados, mantendo assim as suas propriedades.
Na base usei ameixas mas pode usar tâmaras.
Na base usei ameixas mas pode usar tâmaras.
Tapioca rosa
Já aqui falei dos benefícios da mandioca e da diferença entre mandioca e tapioca. Aqui expliquei como se faz tapioca granulada. Aqui expliquei, passo a passo, como fazer tapioca a partir de polvilho (encontra-o nos hipermercados junto à farinha). Agora, explico como fazer tapioca rosa - vai precisar destes ingredientes:
polvilho
água da cozedura de beterrabas
sementes de linhaça
sementes de chia
recheio a gosto (doce ou salgado)
O primeiro passo:
Subscrever:
Mensagens (Atom)