Maças assadas no forno com crumble de aveia e nozes

Adoro sobremesas e bolos com fruta. Estas maçãs, embora a receita pareça longa, são muito simples e valem mesmo a pena. São mesmo deliciosas. Se não tiver óleo de coco, no molho, pode substituí-lo por água e, no crumble, não ponha. Não deixe de pôr o limão e a canela. Aliás, eu ponho canela em muitas coisas, principalmente nos lanches e pequenos-almoços, porque a canela é saciante.


Ingredientes (quantidades para 2 maçãs):

2 maçãs

Molho:
2 c. de sopa de mel
1 c. de sopa de óleo de coco
1/2 limão
1 c. de chá de canela em pó

Crumble:
3 c. de sopa de flocos de aveia (sem glúten)
1 punhado de nozes
1 c. de sopa de óleo de coco


Antes de rapar o tacho...

1) Comece por fazer o molho: junte o mel, o óleo de coco, o sumo e a raspa do limão, e a canela em pó num tachinho pequeno e leve a lume brando. Não deixe ferver, mas apenas aquecer. Quando estiver tudo derretido, mexa bem para que os ingredientes fiquem bem ligados. Retire do lume e reserve.

2) Lave e descasque as maçãs. Corte em metades e retire o caroço. Como na foto, faça cortes na maçã com cerca de 3 milímetros de distância, mas não corte a maçã até ao fundo. Para isso, coloque dois pauzinhos (ou algo semelhante) nas laterais para impedir que a faca vá até ao fundo.


3) Coloque as maçãs num tabuleiro de forno (forrei com papel de forno para que o molho não queimasse) e regue-as os pincele-as com um terço do molho. Tape com papel de alumínio. Leve ao forno pré-aquecido a 180 ºC durante cerca de 20-30 minutos (vai depender da dureza da maçã que escolher).


4) Numa taça pequena, misture a aveia, com as nozes grosseiramente picadas e o óleo de coco derretido.

5) Quando a maçã estiver quase pronta, retire-a do forno e pincele-a com mais um terço do molho. Coloque a aveia por cima, tentando inseri-la nos golpes que fez inicialmente. Leve novamente ao forno cerca de 10 minutos, só para acabar de assar a maçã e dourar um pouco.

6) Quando as maçãs estiverem prontas, regue-as com o restante molho e sirva-as ainda mornas.

3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...