Como cozer um ovo e deixar a gema líquida?

Às vezes, pedem-me para escrever aqui sobre as coisas mais simples da cozinha, como fazer arroz ou cozer ovos. Têm toda a razão. Não devemos partir do princípio que todos os leitores sabem o mais básico. Vai daí e hoje decidi explicar-vos como cozer um ovo. Certo, cozer um ovo não tem muito que saber, mas cozer um ovo deixando a gema líquida tem muito que se lhe diga. Sim, porque cozer ao ponto de a gema ficar escura é muito fácil, mas deixar a gema a correr pelo prato fora (como na foto) já tem a sua ciência. Tudo depende essencialmente do tempo de cozedura do ovo. Vejamos
aqui os diferentes tempos:

 (fonte: Google images)

Visto isto, o ingrediente essencial para fazer deixar a gema líquida é paciência. Não vale pôr o ovo na água e ir dar uma volta, pensando que só vai demorar uns minutinhos. Porquê? Porque se vai distrair e, quando voltar, o ovo já está escuro.

Vamos lá a isso! Andei a ler, experimentei de diferentes maneiras (devo estar com o colesterol lá em cima, não imaginam quantas teorias diferentes há!) e cheguei a algumas conclusões. A maneira mais rápida e eficaz de cozer um ovo tamanho M (se o ovo for maior, terá de cozer mais tempo) e deixar a gema líquida é cozendo-o durante 4 minutos:

1) Coloque água num tacho (apenas a quantidade de água suficiente para cobrir o ovo) e leve ao lume para que ferva.

2) Assim que a água ferver, reduza o lume para o mínimo (não pode estar a ferver/borbulhar) e coloque lá ovo. Conte exatamente 4 minutos a partir desse momento (use o temporizador do telemóvel se quiser). Não se vá embora, fique a controlar o tempo!

3) Retire da água e coloque numa taça com água fria - vai parar a cozedura e ajuda a descascar melhor. Bastam 2 minutos na água. Pode deixar mais tempo, mas o ovo vai arrefecer e ele sabe bem quentinho, não é?

4) Bata levemente com o ovo numa superfície lisa para quebrar a casca e comece a descascar o ovo com muito cuidado. Vai perceber que o interior está muito mole.

Dica: Se não costuma guardar os ovos no frio (eu não guardo), ponha o ovo no frigorífico antes de o cozer, porque depois será mais fácil descascá-lo.

Sugestão: sirva o ovo em cima de uma fatia de pão barrada com abacate temperado com sumo de limão e flor de sal (no caso da foto também juntei umas sementes de sésamo).

4 comentários:

  1. É também assim que faço, até por acaso fiz ontem para o pequeno almoço ovo com a gema líquida! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida que os grandes segredos culinários muitas vezes são coisas básicas mas extremamente importantes.
    Bjs

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...