Folar de Chaves

O folar da minha terra é muito diferente deste, mas, este fim-de-semana, sendo a Pascoela, apeteceu-me experimentar o de Chaves e correu muito bem. Todos gostaram imenso e raparam o tacho. A receita é do Comidadeconforto e é fantástica. Fiz apenas metade das quantidades indicadas na receita e, como não queria folares muito grandes, dividi em duas partes e fiz dois folares que cozeram em 35 minutos.   

 Ingredientes:
250g de manteiga
40g de fermento de padeiro
 1/4 de chávena de água quente
1 colher de chá de sal
1kg de farinha sem fermento
4 ovos médios
1 c. de sopa de azeite
presunto
salpicão
toucinho

Antes de rapar o tacho...

1) Derreta a manteiga numa tacinha e reserve (pode fazê-lo no microondas).

2) Noutra tacinha, dissolva o sal e o fermento na água quente e reserve. (Entretanto, tanto a manteiga como o fermento vão arrefecer e não correrá o risco de depois cozer os ovos).

3) Noutra taça, bata os ovos com uma colher de pau. 

4) Num alguidar, coloque a farinha a um canto e ponha os ovos já batidos do outro lado. De seguida, junte o fermento dissolvido, o azeite e a manteiga derretida. Vá misturando todos os elementos e, se achar que a sua massa está muito mole, junte mais um pouco de farinha. Bate-se bem e, quando a massa se soltar do alguidar, ponha um pouco de farinha no fundo do alguidar e por cima da massa. Tape com um pano de linho e, por cima, coloque ainda um cobertor e deixe levedar 1 hora num local sem correntes de ar, de preferência, quente.


5) Entretanto, unte as formas com manteiga e corte as carnes em pedaços pequenos. 

6) Quando a massa começar a rachar, polvilhe a bancada com farinha e coloque lá a massa. Divida-a em 2 partes para fazer 2 folares. Estenda a massa com o rolo da massa (fiz dois retângulos). Coloque as carnes por cima, calcando ligeiramente e enrole como se fossem tortas.


7) Coloque os rolos nas formas e deixe levedar mais 1 hora, tapando com um pano de linho e, por cima, coloque ainda um cobertor e deixe levedar 1 hora num local sem correntes de ar, de preferência, quente.

8) Pré-aqueça o forno a 180ºC. Leve os folares a cozer durante cerca de 35 minutos.

Dica: Se optar por fazer apenas um folar com estas quantidades, o tempo de cozedura será o dobro porque o folar também será maior.

 

4 comentários:

  1. Fico tão contente que tenhas experimentado a minha receita e tenhas gostado!! Ficaram maravilhosos, os teus folares! Com um ar fofinho e tão bem recheados! Os meus já acabaram, e fiquei cheia de vontade ao ver estes...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Os meus desapareceram logo, estavam muito bons mesmo. Acho que vou repetir bem antes da próxima Páscoa :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Parabéns! Deve ter ficado excelente, adoro folares salgados, e nunca fiz, agora sinto-me tentada a experimentar :)
    Beijinhos
    Luisa Machado

    Já agora fica um convite para visitar o meu blogue: delilicias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luísa, Já fui visitar e adorei o seu blog. Parabéns! Vou continuar a seguir.
      beijinhos

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...