9 de abril de 2014

Sunday roast (perna de porco assada, puré de legumes e Yorkshire puddings)


Ingredientes

Carne (serve 4):
1kg perna de porco sem osso
2 cebolas médias
3 alhos
1/2 lata pequena de tomate pelado
5 hastes tomilho fresco
2 folhas louro
1 c. de café pimentão fumado picante
1 c. de sopa de pasta de pimentos
1 c. de sopa de mostarda
3dl de vinho tinto
azeite
sal e pimenta q.b.
doce de arandos (opcional)

Puré:
batatas
cenouras
alho francês
1 c. sopa de manteiga
pimenta moída

Yorkshire puddings (6-8):
125 ml leite
100g farinha
pitada de sal
1 ovo
azeite q.b.




Antes de rapar o tacho...

Perna de porco 

1) Ligue o forno a 180ºC. Tempere a carne com sal e pimenta moída na hora.

2) Leve um tacho ao lume com azeite e deixe aquecer. Sele a carne de todos os lados, isto é, deixe a carne fritar um pouco de cada lado. Retire do tacho e reserve a carne.

2) Mantenha o tacho ao lume e junte as cebolas cortadas em rodelas médias e os alhos grosseiramente picados. Deixe refogar um pouco e, de seguida, junte o tomate pelado e o líquido com que vem. Adicione também o louro, o tomilho, o pimentão fumado, a pasta de pimento e a mostarda. Mexa e deixa refogar um pouco. Coloque a carne novamente no tacho. Regue com o vinho e quando voltar a levantar fervura tape e leve ao forno. Deixe cozinhar 2 horas ou até a carne se desfazer facilmente. A meio do tempo pode virar a carne. No final, se achar que o molho ficou muito líquido pode levá-lo ao lume para reduzir ou até juntar uma colher de farinha. Na hora de servir pode misturar um pouco de doce de arandos no molho.

Puré

1) Coza as batatas com as cenouras e o alho francês em água e sal. Escorra, junte um pouco de manteiga e tempere com pimenta moída na hora. Esmague grosseiramente.


Yorkshire puddings
(pode fazer isto logo a seguir a tirar a carne do forno)

1) Aumente o forno para 200ºC. Unte com forma de cupcakes com azeite e coloque-a no forno a aquecer.

2) Entretanto, coloque o ovo e o leite no liquidificador, junte a farinha e o sal e misture tudo até obter uma massa homogénea. Deixe respousar um pouco.

3) Verta a mistura de farinha para as formas, enchendo até 3/4. Coloque novamente no forno e deixe cozer cerca de 20 minutos ou até ficarem douradinhos.

3 comentários:

  1. Adoro todos os componentes desta receita Regina, que verdadeira delícia! Adoro estes assados e faço-os pelo menos uma vez por mês...a carne a cozinhar muito lentamente no forno, até se desfazer quase sozinha e despegar totalmente do osso (eu gosto sempre de assar a carne com osso)...hummmm, que maravilha :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que devíamos inlcuir este prato no menu. Do melhor que há! Sim, a carne com osso fica mais saborosa e esta receita pode ser feita assim, sem problema.
      Bjinho

      Eliminar
  2. Ai que maravilha gente .)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...