Creme de agriões

 

O meu pai deu-me um carregamento de agriões. Pouco é um conceito que não lhe assiste :) Tive de congelar, por isso, fiz pequenas porções para usar em sopas e sumos. Também gosto muito de usar nas saladas. 
O agrião é indicado na prevenção do cancro através da ingestão regular de alimentos com propriedades anticancerígenas. É antianémico, aumentando a concentração de glóbulos vermelhos e hemoglobina. E tem acção odontálgica (alivia as dores de dentes). Tem um efeito remineralizante, sendo um alimento utilizado em casos de convalescença ou na alimentação de desportistas ou crianças em crescimento. Favorece o crescimento do cabelo por aplicação interna e externa. É depurativo e diurético. E pode ser usado como coadjuvante no tratamento da diabetes.

Ingredientes:
azeite q.b.
500g batatas
250g cenouras
250g alho francês
2 chávenas agriões
sal q.b.

Antes de rapar o tacho...

1) Comece por lavar, descascar e cortar todos os legumes em cubos ou pedaços.

2) Leve ao lume uma panela e cubra o fundo com azeite. Junte os legumes e deixe refogar em lume baixo. Mexa algumas vezes para não deixar queimar.

3) Junte água até cobrir os legumes, tempere com sal, tape e deixe cozer. Passe com a varinha mágica para fazer o creme. Pode juntar mais água se quiser um creme menos espesso. Junte os agriões bem lavados, retifique temperos e desligue. Ao servir regue com um fio de azeite e junte umas rodelas de chouriço.

Dica: Pode fazer a base da sopa com os legumes que mais gostar.

4 comentários:

  1. Tem um aspecto delicioso e reconfortante

    ResponderEliminar
  2. Não sou totalmente apaixonada por sopa de agriões mas como (aliás, eu como mesmo quase tudo ;) hehe) , mas devo confessar que esse teu pratinho tem mesmo bom aspeto :) Mas onde eu mais gosto do agrião é mesma na salada ;)
    Não te esqueças que hoje é dia de "Há vida para além da massa de atum" pelo blog e, ainda por cima, temos um desafio a decorrer! Contamos com a tua participação ;)
    http://coisasecoisinhasdecomerechorarpormais.blogspot.pt/2014/04/ha-vida-para-alem-da-massa-de-atum-4.html
    Beijinhos *
    Vânia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Vânia. Já estou a pensar numa receita para participar.
      Beijinho

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...