Como fazer um molho vinagrete simples e rápido?

Está a chegar o bom tempo e começamos a ter vontade de comer mais saladas e outros pratos mais frescos, não é? Hoje decidi explicar como podemos fazer um molho para saladas muito simples e rápido, um vinagrete ou uma vinagreta. Faço estes molhos sempre em frascos, é muito prático, basta juntar todos os ingredientes e agitar bem.
Uma vez que eles vão ser comidos em cru, não são cozinhados, é essencial usar ingredientes de qualidade. Um bom azeite extra-virgem faz toda a diferença, assim como o sal. Nas saladas uso sempre flor de sal, que devemos comer crua (não deve ser cozinhada). Neste caso, usei flor de sal com uma mistura de algas (já aqui falei dos imensos benefícios das algas na nossa alimentação). A Tok de Mar, uma marca de Ílhavo, produzida pela ALGAplus), tem flor de sal com alface-do-mar e flor de sal com mistura de algas, a que usei nesta receita e que é ideal para massas, arroz e omeletes. Além disso, ambas são ótimas para saladas, pratos frios, peixe e molhos. A Tok de Mar tem também sal marinho tradicional com mistura de algas para usar nas receitas em que o sal é cozinhado. 
Para bem da sua saúde, use sempre sal marinho e não sal refinado. Temos em Portugal muito sal e de excelente qualidade.



Ingredientes:
3 medidas de azeite extra-virgem
1 medida de vinagre de vinho branco 
1 c. de chá de mostarda
1 c. de sopa de oregãos secos
1 c. de chá flor-de-sal com mistura de algas (usei da Tok de Mar)


Como se faz?
Misture todos os ingredientes num frasco de vidro, feche a tampa e agite bem para misturar tudo. Regue a sua salada com este molho. Mais fácil não há.

Dica: Se lhe sobrar molho, feche o frasco e guarde-o no frigorífico. Volte a agitar quando quiser usar.

4 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...