Risotto de espargos e cogumelos com salmão grelhado

Adoro risotto. Adoro cogumelos. Adoro salmão. Acho que não é preciso dizer mais nada. Mesmo sem o salmão, esta é uma receita deliciosa. Pode substituir os legumes por outros. Pode substituir o peixe. Fica sempre bom. É daquelas receitas que faço com muita paciência, porque não gosto nada de risotto seco nem muito cozido. Da mesma forma, não gosto do salmão seco nem dos legumes muito cozidos, daí os cozinhar à parte e os juntar só no final. É daquelas receitas que têm de ficar no ponto. Acho que a minha mãe diria que estou a ficar muito esquisita em termos de comida.

Ingredientes (para 2):
6 espargos frescos
8 cogumelos marron frescos
150g de arroz para risotto
2 lombos de salmão pequenos
1/4 cebola
1 dente de alho
100ml de vinho branco
1 c. sopa de manteiga sem sal
azeite q.b.
sal q.b.
pimenta q.b.


Antes de rapar o tacho...

1) Comece por arranjar e cozer os espargos conforme descrito aqui. Corte-os em rodelas, guardando as pontas inteiras. Reserve. Mantenha a água da cozedura dos espargos quente.

2) Corte os cogumelos em quartos. Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e deixe aquecer. Junte os cogumelos e salteie uns minutos, só. Reserve.

3) Tempere o salmão com sal. Reserve.

4) Leve uma frigideira grande ao lume com azeite, aqueça e junte a cebola previamente picada. Vá mexendo e, quando ficar transparente, junte o alho e o arroz. Deixe que o arroz frite um pouco, mexendo para que o alho não queime. Adicione o vinho branco e mexa. Aos poucos, com uma concha de sopa, vá adicionando água da cozedura dos espargos e mexendo o arroz, ou seja, sempre que o arroz tiver absorvido o caldo, junte mais e mexa.

5)  Entretanto, aqueça bem uma frigideira antiaderente e cozinhe o salmão 3 minutos de um lado e mais 2 minutos do outro.

6) Vá provando e, quando o seu arroz estiver quase pronto, junte os espargos e os cogumelos e misture tudo. Tempere com sal e pimenta. Junte a manteiga e mexa até estar bem incorporado. Sirva de imediato com o salmão e as pontas dos espargos.

Dicas:
O segredo do risotto é mesmo o facto de ser muito mexido, assim o arroz solta a goma e fica mais cremoso.
Mesmo sem o salmão, o risotto fica ótimo e pode ser uma sugestão vegetariana.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...