Crumble de nectarinas e mirtilos com amêndoas [sem açúcar e sem glúten]


Acontece-me várias vezes começar uma receita e acabar com outra. Comecei esta receita pensando que ia fazer estes pêssegos no forno com uma espécie de leite-creme e amêndoas mas com nectarinas, que adoro. Já com as nectarinas no forno, lembrei-me que tinha mirtilos e amoras no congelador. Daí até passar para um crumble, provavelmente a minha sobremesa de inverno preferida, foi um instante. Cá está, uma deliciosa sobremesa de inverno com uma fruta de verão. Bom apetite!

Mais receitas de crumble:
Crumble de maçã
Crumble de manga e lima
Crumble de morango e baunilha do Chef Avillez
Crumble de pêra e mirtilos, sem açúcar e sem glúten



Ingredientes:

para a fruta:
5 nectarinas
50g de manteiga
2 canecas de mirtilos e amoras

para o crumble:
150g de farinha de amêndoa
70g de manteiga, à temperatura ambiente
5 colheres de sopa de açúcar de coco
1 mão-cheia de amêndoas laminadas


Antes de rapar o tacho...

1) Descasque as nectarinas, corte-as ao meio e retire os caroços. Coloque-as num tabuleiro de forno e coloque um pouquinho da manteiga em cima de cada metade. Leve ao forno a 180 ºC durante cerca de 10 minutos.

2) Entretanto, prepare o crumble: numa taça, junte a farinha de amêndoa, o açúcar de coco e a manteiga previamente derretida. Misture bem até obter uma espécie de areia grossa molhada. Adicione as amêndoas lamindas. Reserve.

3) Retire as nectarinas do forno e adicione os mirtilos e as amoras. Cubra a fruta com o crumble. Leve ao forno cerca de 15 minutos, até que fique douradinho. Sirva ainda morno.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...