25 de setembro de 2016

Superalimentos #11 [abacate]

Abacate, a manteiga vegetal

O abacate é originário da América do Sul, mas está cada vez mais presente na nossa alimentação, devido aos seus benefícios. Trata-se de um fruto que, tal como o tomate, se consome como se de um legume se tratasse. A sua designação de pera abacate deve-se ao facto de ser fisicamente semelhante a uma pera. O abacate também não amadurece na árvore. Há que saber esperar que ele amadureça à temperatura ambiente. No entanto, se o quiser amadurecer à pressão,
feche-o num saco de papel (a concentração do gás etileno expelido fará com que fique pronto a consumir muito mais rapidamente). Quando cede à pressão dos dedos, o abacate está pronto. Para o consumir, corte-o ao meio no sentido longitudinal e separe as duas metades. Retire o caroço e regue de imediato com sumo de limão para evitar que oxide e escureça. O abacate come-se geralmente cru, não gosta de ser cozinhado. Porém, é polivalente, fica bem em entradas, saladas, sobremesas, molhos, etc. Veja este guacamole, esta mousse de chocolate com abacate, este pesto de abacate ou esta maionese de abacate. Para mim, esmagado numa fatia de pão, regado com sumo de limão e temperado com for de sal é simplesmente divinal.

O abacate é rico em gorduras, na sua maioria boas (monoinsaturadas), fibras, vitaminas e minerais. Quando consumido antes da atividade física, o abacate ajuda na hipertrofia muscular, pois fornece energia para o treino e contém proteínas que ajudam na recuperação dos músculos. Além disso, evita a fadiga muscular porque combate os radicais livres que surgem devido ao exercício intenso, provocando o envelhecimento das células e facilitando o aparecimento da dor. Porém, por ser uma fruta calórica (114 Kcal/100g) e rica em gorduras, não deve ser consumida em excesso.

Alguns dos benefícios do abacate para a nossa saúde são:
* hidrata a pele e cabelos
* combate estrias, rugas e celulite
* ajuda na metabolização do colágeno, substância que dá firmeza à pele
* protege e evita o envelhecimento das células da pele, conferindo-lhe maior elasticidade
* ajuda a dar a sensação de estômago cheio e a diminuir o apetite, controlando a fome
* melhora a capacidade de memória
* aumenta a capacidade de concentração.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...