Doce de figos pingo de mel e especiarias

Um dos meus doces preferidos é o de figo. Desta vez, resolvi fazer esta receita com especiarias e posso dizer-vos que ficou uma maravilha. Na verdade, fiz este doce o verão passado e desapareceu logo. Este ano, já nem o fiz porque os figos desapareceram antes de eu ter tempo para fazer fosse o que fosse.
Os figos fazem-me lembrar da minha avó. Ela secava-os no verão e depois tinha sempre alguma coisa para oferecer durante o ano. E figos secos com amêndoas e/ou nozes? Gosto tanto!

Ingredientes:
2kg de figos pingo de mel
1kg de açúcar amarelo
2 paus de canela
4 cravinhos
1 estrela de anis
sumo de 1 limão


Antes de rapar o tacho...

1) Comece por retirar os pés aos figos e cortá-los em pedaços. Coloque os figos numa panela com o açúcar, as especiarias e o sumo de limão.

2) Leve a panela ao lume, depois de levantar fervura, deixe cozinhar em lume médio-baixo até atingir ponto de estrada, mexendo de vez em quando. Para verificar, coloque um pouco de doce num pratinho e deixe arrefecer. Passe a ponta de uma colher pelo meio. Se o doce se voltar a unir, ainda não está pronto. No final, pode passar a varinha mágica para triturar. Se preferir com pedaços (como eu), não precisa de o fazer.

3) Quando o seu doce estiver pronto, coloque-o em frascos previamente esterilizados, feche bem a tampa e vire-os de cabeça para baixo até arrefecerem. Assim, quando os abrir, vão fazer "plok".

 Veja aqui como esterilizar os frascos.

2 comentários:

  1. Esse doce de figos ficou com um ótimo aspecto! E certamente ficou muito delicioso!!!
    A Monte Alegre sempre tem novidades para a refrigeração das suas receitas, sejam quentes ou frias. Fazemos de tudo para preserva-las, no sabor e na temperatura. Confira no nosso site, você não vai se arrepender!

    Abraços,
    www.montealegrerefrigeracao.com

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...