Botelhoco guisado com chouriço

Esta é uma receita que me habituei a comer desde miúda e que, por esta altura, faço sempre. No entanto, não me parece que seja um prato muito conhecido. O botelhoco, como lhe chamamos em Trás-os-Montes e Alto Douro, é uma abóbora na fase inicial do crescimento, quando ainda está muito tenra (daí não se descascar). Fica ótima guisada com chouriço e serve-se com um pouco de pão. Gostava de saber se conhece esta receita, talvez tenha outro nome no resto do país (penso que é chamada de botelhinha na Beira Interior).
 



Ingredientes (serve 2):
1 botelhoco
1 chouriço de vinho
1 tomate maduro grande
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 raminho de salsa
azeite q.b.
sal marinho q.b.

Antes de rapar o tacho...

1) Comece por lavar bem o botelhoco (não é para descascar). Depois, corte e rejeite o topo e o fundo. Corte ao meio e retire as sementes que possa ter (o botelhoco deve ter ainda poucas sementes ou nenhumas). Corte em cubos grandes. (Eu gosto de o cortar em cubos maiores e outros mais pequenos porque depois fico com texturas diferentes, cubos mais crocantes e outros mais desfeitos).

2) Leve um tacho grande ao lume com um bom fio de azeite. Junte a cebola já cortada em meias-luas e deixe refogar 2 minutos. Junte depois o alho picado grosseiramente, o louro e o chouriço cortado em rodelas, e deixe refogar mais um pouco. De seguida, junte o tomate descascado e picado grosseiramente. Tape o tacho e deixe refogar 5 minutos.

3) Finalmente, junte o botelhoco cortado em pedaços e a salsa picada. Tempere com sal e mexa um pouco só para envolver os ingredientes. Tape o tacho e deixe cozinhar em lume brando até o botelhoco estar macio (20-30 minutos). Na hora de servir, pode colocar uma fatia de pão torrado no fundo do prato e cobrir com o botelhoco e o molho que vai formar no tacho.

4 comentários:

  1. Por acaso não conhecia mas curiosamente há uns tempos fiz um guisado parecido! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Na minha terra (Torre de Moncorvo) chamamos botelho ou cabacéu. Também cozinhamos desta forma, com ou sem chouriço. Eu adoro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo muito bom, verdade. Nós também chamamos de botelho.
      Obrigada pela partilha, Vanessa. :)

      Eliminar
  3. Não conhecia aqui no Porto numca ouvi falar .mas deve ser bom .mas vou experimentar...obrigada pela receita...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...