Frittata de bacon, ervilhas e queijo de cabra

Uma frittata é uma espécie de omelete com imensos ingredientes. Primeiro, deve saltear os ingredientes que quer incluir e, depois, juntar queijo e ovos. Pode aproveitar restos de carne assada, frango, etc. Ao contrário da omelete, a frittata nunca se desfaz. É um prato delicioso que se faz em 20 minutos. Uma ótima opção para um brunch, por exemplo. Nesta receita, não adicionei sal, mas o queijo parmesão e o bacon têm e é suficiente.   


Ingredientes (frigideira grande):
125g de bacon em tirinhas
meio pimento vermelho cortado em cubos
meia cebola picada grosseiramente
100g de ervilhas descongeladas
1 mão cheia de folhas de manjericão fresco
8 ovos
50g queijo parmesão ralado
100g queijo de cabra
pimenta preta q.b.

Antes de rapar o tacho...

1) Leve uma frigideira antiaderente de 24cm ao lume e deixe aquecer. Junte o bacon e deixe fritar um pouco para que a gordura derreta (logo, não precisa de adicionar azeite). Junte o pimento e a cebola, mexa e deixe refogar um pouco. Depois, junte as ervilhas (que devem estar já descongeladas para não largarem água) e o manjericão picado grosseiramente. Tempere com pimenta preta moída na hora. Mexa para misturar os ingredientes e os sabores.

2) Abra os ovos para uma taça e bata-os um pouco. Junte o queijo parmesão ralado.

3) Corte o queijo de cabra em pedaços grandes e coloque-os por cima do bacon e das ervilhas. Verta os ovos também para a frigideira e, com uma colher de pau, mexa para que os ovos cheguem ao fundo e os ingredientes fiquem bem envolvidos. Deixe cozinhar um minuto ou dois, só até ver que os ovos começam a cozinhar nas beirinhas da frigideira.

4) Leve ao forno preaquecido a 200 ºC para que os ovos cozinhem e a frittata fique douradinha no topo (8-10 minutos). Quando estiver pronta, desenforme para um prato (daí ser importante usar uma frigideira antiaderente).

Dicas:
Quando quiser descongelar alguma coisa, use um coador - a água cai e os alimentos não ficam com aquele sabor a descongelado.
Se a sua frigideira tiver o cabo em plástico, enrole-o em papel de alumínio para que não derreta.

8 comentários:

  1. que cor magnifica que frittata bem deliciosa com ingredientes deliciosos.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Ai mas que bom aspeto que essa tem! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, experimenta, é muito saborosa. Sabe bastante a queijo, mas os vegetais também refrescam o sabor. Na verdade, podemos usar os ingredientes que quisermos. :)
      Bjs

      Eliminar
  3. As frittatas ou omeletes de forno como o meu marido lhe chama, ficam sempre ótimas e limpam o frigorifico :)
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Exatamente, são como as omeletes, com a grande vantagem de não se desfazerem. Além disso, são ideais para acabar com os restos que temos no frigorífico. :)
    Bjs

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...