Onde rapar o tacho #11 especial Amesterdão

Desta vez, na rubrica «Onde rapar o tacho?», não recomendo nenhum local em particular, mas duas coisas a não perder quando visitar Amesterdão, que, diga-se, é uma cidade linda.
Quando visitei a cidade ia com a ideia de comer stroopwafels, umas bolachas tradicionais dos Países Baixos (aka Holanda). Já havia experimentado em Portugal (pode comprar no supermercado), mas queria ver se lá seriam melhores.
As stroopwafels (em inglês, syrup waffels) são originárias de Gouda (sim, a mesma cidade que deu nome ao queijo!) e são feitas com duas bolachas recheadas com um caramelo delicioso. Ora, não foi assim tão fácil encontrá-las nas pastelarias feitinhas na hora, mas encontrei nos supermercados a preços bem mais simpáticos do que em Portugal e, nos cafés, provavelmente, vão servir-lhe a sua bebda com uma stroopwafel pequena. A ideia é colocar a bolacha a tapar a sua caneca de café quente. A bolacha e o caramelo começam a amolecer, uma delícia!


Outra coisa a não perder é a apple pie (tarte de maçã). Vários países reclamam para si a confeção da melhor receita de apple pie, mas isso agora não vem ao caso. A que experimentei será a mais comum nos Países Baixos e conhecida em outros países como Dutch apple pie. A massa é bastante diferente, é mais areada, e o recheio de maçã é coberto com crumble. Vai encontrá-la em todas as pastelarias!
Já agora, não deixe de fazer uma visita guiada pela cidade (grátis, mas é a pé!), andar de barco pelos canais e visitar os museus.

6 comentários:

  1. Tem tudo um ar delicioso.

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    feedly - bloglovin' - Facebook


    ResponderEliminar
  2. Ai o caramelo ali a escorrer!!!! Nham Nham

    ResponderEliminar
  3. Estas bolachas são maravilhosas. Voltei este ano a Amsterdão e também as trouxe. Só que achei a cidade super cara, é tudo caro, só mesmo por andarmos a pé é que não pagamaos... Mas vale muito a pena :)
    Bjs! Susana
    http://paparocadeliciosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estando num país ainda mais caro, achei que Amerterdão era mais acessível, mas, sim, mais cara do que qualquer cidade portuguesa. Deixo uma dica: o supermercado Albert Heijn. Há um pequeno mesmo junto à Dam Square e pode comprar lá o pequeno-almoço (café, sandes, sumos, fruta, etc); até têm menus com sumo, sandes e fruta por menos de 3 euros. Também comprei lá o almoço a um preço acessível, sushi.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...