Semifreddo de framboesa e pistácios


Ingredientes (serve 10):

1/2 chávena de pistácios sem casca
200g de framboesas
1/2 chávena + 2 c. sopa de açúcar
3 gemas à temperatura ambiente
400g de natas para bater



Antes de rapar o tacho...

1) Forre uma forma de bolo inglês (30cm) com película de maneira a que as pontas possam depois cobrir o topo. Triture os pistácios grosseiramente - alguns ficarão mais desfeitos, outros mais inteiros. Retrire da trituradora e reserve. Se não tiver trituradora, meta os pistácios num saco e dê-lhe com o rolo da massa ou coisa parecida.

2) Na trituradora ou com a varinha mágica, coloque as framboesas e as 3 colheres de sopa de açúcar e triture até ficar com um puré. Coloque um coador de rede numa taça, pressione com uma espátula ou colher grande sopa até ficar só com as sementes no coador. Rejeite as sementes e reserve o puré numa taça grande.

3) Coloque uma panela ao lume com alguma água e deixe ferver, baixe o lume. Junte as gemas com o restante açúcar numa taça (resistente ao calor) e coloque no topo da panela. A taça não pode tocar na água. Com a batedeira em velocidade máxima ou à mão com varas de arame bata até os ovos triplicarem de volume (3-4 minutos). De imediato, coloque a taça noutra taça maior com gelo e água gelada para que arrefeça rápido, batendo novamente até os ovos arrefecerem e espessarem (3-4 minutos).

4) Bata as natas até formar picos suaves. Com a batedeira a velocidade média-baixa ou à mão, incorpore 1/3 das natas batidas na mistura de ovos e açúcar. Com uma espátula de plástico, incorpore bem esta mistura nas restantes natas.

5) Misture metade da mistura de natas no puré de framboesas até ficar bem incorporado e verta para a forma. Alise o topo. Misture os pistácios na restante mistura de natas e verta por cima. Alise o topo e cubra cuidadosamente com as pontas da película.

6) Leve ao congelador por 12 horas. Antes de servir retire o plástico do topo, desenforme para um prato, retire a restante película e corte em fatias.

6 comentários:

  1. Fica mesmo giro!
    E certamente bem fresquinho :)

    ResponderEliminar
  2. Oh que lindo ficou e olhando para ele parece bem complicado mas é tão simples.
    Ficou bem guloso e que delicioso aspecto.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Sandra. São vários passos mas relativamente fáceis e pode fazer tudo à mão se não tiver batedeira.
      Fica muito bonito e delicioso :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Ficou mesmo lindo e deve ser uma ótima combinação. Adoro gelado de framboesa! Sou capaz de experimentar este.
    Carla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é uma combinação excelente. Não consigo escolher qual a melhor!
      Experimente e diga-me o que achou.
      Obrigada!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...