Doce de ruibarbo e morango



Mais uma receitinha com os ruibarbos que me ofereceram :)
Este doce fica maravilhoso com queijinho, garanto.

Ingredientes (4 frascos médios):

700g morangos já sem pé
300g ruibarbos em pedaços
400g açúcar branco
400g açúcar baunilhado
sumo de 1/2 lima



Antes de rapar o tacho...

1) Lave e escorra os morangos. Retire os pés e corte em quartos. Coloque-os numa panela. Junte os ruibarbos cortados em pedaços, retirando antes a "pele" dos ruibarbos, o sumo de lima e os açúcares. Envolva tudo.

2) Leve o tacho ao lume, depois de levantar fervura, deixe cozinhar em lume médio-baixo até atingir ponto de estrada. Para verificar, coloque um pouco de doce num pratinho e deixe arrefecer. Passe o dedo ou a ponta de uma colher pelo meio. Se o doce se voltar a unir, ainda não está pronto.

3) Quando o seu doce estiver pronto, coloque-o em frascos previamente esterilizados, feche bem a tampa e vire-os de cabeça para baixo até arrefecerem. Assim, quando os abrir, vão fazer "plok".


Dica: Para esterilizar os frascos e as tampas, coloque-os numa panela grande, cobertos com água e deixe ferver 20 minutos. Retire com muito cuidado (use uma pinça) e ponha-os a escorrer num pano limpo ou numa rede de bolos até secarem.

3 comentários:

  1. Nunca fiz esta mistura, até que deve ficar bom..

    Sónia
    Taras e Manias

    ResponderEliminar
  2. Tenho mesmo q experimentar ruibarbo porque infelizmente ainda nunca o cozinhei de forma alguma... mas este doce tem um aspecto delicioso!
    Beijinho

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...