Clafoutis de cereja


Vou partilhar convosco a receita do brunch de hoje. Esta é uma receita rústica francesa, da região de Limousin. A massa é semelhante à dos crepes. Originalmente, o clafoutis era feito com cerejas inteiras, ainda com caroço porque dá um sabor amendoado. Para facilitar, podemos fazer com cerejas descaroçadas e até com outras frutas (maças, pêras, ameixas, pêssegos, etc), mas aí deverá chamar-se flaugnarde.
Quando consumidas ao natural, as cerejas têm propriedades diuréticas e laxativas. No entanto, quis perceber se é verdade o que sempre ouvi dizer sobre não se poder beber depois de comer cerejas. Parece que é verdade, evite beber depois de comer cerejas. Dado que são ricas em celulose, elas incham sob o efeito do líquido, pelo que podem provocar alguns distúrbios gástricos.


Ingredientes
Massa:
200ml leite
3 ovos
1 c. de sopa de manteiga derretida
1 pitada de sal
80g de farinha sem fermento
raspa de 1/2 limão
2 c. de sopa de açúcar baunilhado

manteiga para untar

Cerejas:
400g cerejas descaroçadas
1 c. de sopa de manteiga
2 c. de sopa de açúcar baunilhado



Antes de rapar o tacho...

1) Aqueça o forno a 200ºC. Unte uma tarteira (26cm) com manteiga.

2) No liquidificador (ou numa taça com vara de arames), junte os ingredientes líquidos e, depois, os secos. Bata 1 minuto para que a massa fique sem grumos. Reserve.

3) Numa frigideira, coloque a manteiga e leve ao lume. Quando a manteiga fervilhar, junte as cerejas e deixe cozinhar 1 minuto, mexendo-as para que cozinhem uniformemente. Junte o açúcar e deixe cozinhar mais 1 minuto até caramelizar.

4) Coloque a cerejas na tarteira. Junte a massa com cuidado e leve ao forno 20 minutos até ficar douradinho e firme. Não abra o forno durante a cozedura.

5) Sirva morno polvilhado com açúcar em pó.

11 comentários:

  1. Olha, pronto, agora fiquei cheia de invejoca :) Quando receber a minha encomenda de cerejas, vou ter de deixar algumas para experimentar... Deve ser uma delicia! e ficou tão bonito!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale a pena experimentar e é muito fácil. Obrigada e beijinhos

      Eliminar
  2. Ficou mesmo lindo e deve estar uma delicia!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava sim, mas já desapareceu. Foi um ar que se lhe deu :)

      Eliminar
  3. Ficou lindo esse teu clafoutis, que maravilha!! :)
    Beijinhos *

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...