9 de abril de 2015

Papas de quinoa e chia com côco e canela


Para quem procura alternativas saudáveis e nutritivas para o pequeno-almoço: a quinoa é rica em proteínas, fibra e hidratos de carbono, tem um alto poder de saciedade e não tem glúten, tornando-se uma ótima sugestão para a primeira refeição do dia. Nesta receita, juntei a canela para dar intensificar o sabor e o côco ralado para adoçar e dar alguma textura. Eu fiz a receita com água (porque deixei de consumir leite) e ficou muito boa, mas pode usar leite. Se quiser ler mais sobre a quinoa ou ver mais receitas com este alimento, veja aqui.


Ingredientes:
1 chávena de quinoa
2 chávenas de água
1 c. de chá de canela em pó
1 c. de sopa de sementes de chia
4 c. de sopa de água
2 c. de sopa de côco ralado desidratado
lascas de côco para decorar



Antes de rapar o tacho...

1) Coloque a quinoa num tacho médio, cubra com as chávenas de água, tape e deixe levantar fervura. Reduza o lume e deixe ferver 15 minutos em lume brando. Desligue mas deixe a quinoa repousar, tapada, mais 5 minutos.

2) Junte a chia com as colheres de água, mexa e deixe repousar uns minutos.

3) Triture a quinoa na trituradora. Junte a chia, o côco e a canela e volte a pulsar uns segundos só para misturar tudo. Se quiser as papas mais líquidas, junte um pouco mais de água ou leite. Sirva decoradas com lascas de côco e polvilhadas com canela.

Dica: Junte frutos secos, por exemplo, nozes picadas. Pode também juntar fruta.

4 comentários:

  1. Estou à procura de alternativas deste género porque fui obrigada a cortar com o gluten, e só comer pão uma vez por semana! Como papas de aveia sem gluten e como quinoa, mas nunca fiz papas de quinoa... estas têm óptimo aspecto! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimente, Cátia. São mesmo deliciosas, na minha opinião, ainda mais do que as de aveia. Também pode experimentar trigo-sarraceno, que não tem glúten. :D

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...