23 de novembro de 2016

Dourada no forno com legumes

Adoro peixinho assado no forno, principalmente no tempo frio. Há tempos descobri que sou intolerante a vários peixes, dourada incluída. Agora, só posso comer uma vez por outra, e esta receita é tão boa que foi a que escolhi para um dia de exceção. Experimentem, vão gostar!




Ingredientes (serve 2):


1 dourada média inteira
1 batata-doce grande
1 tomate maduro
1 cebola
1 dente de alho
2 tiras de pimento verde
2 tiras de pimento vermelho
meio limão
1dl de vinho branco
azeite q.b.
salsa q.b.
sal marinho q.b.
pimenta q.b.

Antes de rapar o tacho...

1) Ligue o forno a 200 ºC. Lave a dourada e faça três cortes de cada lado do peixe. Esfregue-o com sal e pimenta moída na hora.

2) Descasque a batata e a cebola. Corte a cebola em rodelas grossas e coloque-as no fundo de um pirex. Por cima, coloque a batata cortada em rodelas finas. Junte as tiras de pimento, o dente de algo picado grosseiramente e o tomate cortado em gomos. Tempere com um pouquinho de sal e pimenta moída na hora. Polvilhe com a salsa picada. Regue com um fio de azeite e o vinho.

3) Feita esta cama de legumes, coloque o peixe por cima. Insira pedaços de limão nos cortes que fez no peixe. Leve ao forno durante cerca de 30-40 minutos (vai depender do tamanho da dourada).

1 comentário:

  1. Tambem adoro peixe no forno, mas eu é faça frio ou calor, gosto á mesma claro que com este frio tem outro gosto, e já faço bastantes vezes dourada no forno e adoro mesmo.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...