Cheesecake de maracujá


Comecei a escrever o blogue há precisamente 2 anos, no Dia de S. Martinho, com esta receita de tarte de castanha. Comecei a fazê-lo porque, na altura, andava a fazer um curso de culinária e outro de pastelaria, e fazia imensos pratos que aprendia nos cursos e inventava outros. Achei que precisava de ter um registo das receitas ou iria esquecer tudo, até porque faço tudo muito a olho. Confesso que a minha ideia inicial era ter um registo das receitas para mim e, quem sabe, para algumas amigas que mas pediam.
2 anos depois, o blogue tem quase 65 mil visitas, o que, para quem encara o blogue como um passatempo, não é nada mau, digo eu.

Se acompanha o blogue desde o início, há de ter reparado que tenho publicado receitas mais saudáveis. A verdade, é que mudei os meus hábitos alimentares, eliminei a lactose e o açúcar refinado, evito o glúten e comecei a fazer algumas refeições vegetarianas. Trata-se de uma mudança de mentalidade, da maneira de encarar a alimentação. Não, não tenho uma posição extremada, acho que, de vez em quando, podemos e devemos comer algo que sabemos que não nos faz bem mas sabe bem. Afinal, um dia não são dias. No entanto, regra geral, temos de comer bem, é a nossa saúde. Porquê comer coisas que nos fazem mal se podemos substituí-las por algo saudável e igualmente saboroso? Às vezes, ainda tenho vontade de comer coisas doces (realmente, o açúcar é a droga deste século), mas depois penso que não preciso daquilo e imagino-me a comer açúcar puro.
No blogue, continuará a haver lugar para todo o tipo de receitas, mas, sem dúvida, as receitas saudáveis serão cada vez em maior número. Lembre-se que as receitas são sempre adaptáveis, por exemplo, quando falo em farinha sem glúten, pode usar farinha de trigo normal. Quando falo em natas vegetais, pode usar as mais comuns. 
Para celebrar a data, trago-vos uma receita sem açúcar refinado, claro! Este cheesecake não precisa de forno, é uma sobremesa leve e deliciosa.
"Somos o que comemos." - Hipócrates, pai da medicina

Ingredientes:
1 pacote de bolachas digestivas
1 colher de sopa de óleo de coco (ou 80g de manteiga derretida) 
200g de natas vegetais
400g de queijo phildelphia
100g de açúcar de côco
5g de gelatina em pó
6 maracujás (polpa)

Antes de rapar o tacho...

1) Comece por triturar as bolachas num processador. Junte o óleo de coco e pulse só até misturar tudo bem. Coloque esta mistura numa forma de fundo amovível e pressione com a base de um copo para fazer a base do cheesecake. Leve ao frio durante, pelo menos, 30 minutos.

2) Com a batedeira elétrica, bata o queijo creme com o açúcar até ficar cremoso.

3) Leve as natas ao lume até aquecerem mas não as deixe ferver. Junte a gelatina e mexa até estar derretida e bem incorporada.

4) Adicione as natas aquecidas ao queijo-creme e bata para misturar tudo. Verta esta mistura para a forma. Leve ao frio durante 6 horas.

5) Antes de servir cubra com a polpa dos maracujás.

Dicas: Esta sobremesa é ainda melhor se a fizer de véspera.
Pode substituir o maracujá por outra fruta (manga, morango, framboesa, etc), basta que a triture para fazer um puré.

12 comentários:

  1. Respostas
    1. Pois é, fiz esta sobremesa há uns meses e fiquei com imensa vontade de repetir! :D
      Obrigada!

      Eliminar
  2. Adorei o aspecto, que tentação!
    Gosto tanto de maracujá!

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns pelos dois anos de blog! Eu como de tudo e não aboli nada da minha alimentação porque sou demasiado gulosa para isso :) mas compreendo perfeitamente as tuas preocupações, também tenho cuidado em ter uma alimentação o mais saudável possível e ter um blog não significa que tenhamos que andar sempre só a fazer doces ou comida muito calórica. Parabéns pelas ideias e continuação de felicidades.
    Beijinho. Susana
    http://paparocadeliciosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Susana! Eu também sou muito gulosa. Às vezes, dá-me daquelas vontades de comer doces sem parar, mas, como isso acontece muito, tenho de controlar ou desgraço-me. ahahah
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Gosto tanto do teu blog e parece que já o acompanho ha uma eternidade, afinal são só 2 anos! Mas dois anos recheados de muito boas receitas! O meu blog é um ano mais novo que o teu e tambem comemora o seu aniversario nestes dias (neste caso é depois de amanha)! Que bela receita trouxeste para comemorar, adoro cheesecake, ou não fosse a minha sobremesa preferida! Também mudei a minha alimentaçao mas de vez em quando la vai um docinho mais guloso! Afinal um dia não são dias e nós tambem merecemos! Muitos parabens e que venham muitos mais anos repletos de coisinhas boas! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma vez, parabéns pelo primeiro aniversário, que venham muitos mais!
      Obrigada por acompanhar o blog, sempre com palavras simpáticas, obrigada mesmo.
      Concordo, de vez em quando, devemos "pecar" um pouco ou vamos ficar tão frustrados que, no dia em que resolvermos pecar, nunca mais voltamos ao normal porque achamos que já sofremos o suficiente.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Amiga, muitos parabéns por este projecto que tem vindo a crescer, valorizando assim a tua dedicação e carinho. Parabéns também pelas escolhas mais saudáveis, afinal é possível comer bem e de forma mais equilibrada =) Beijinhos e tudo de bom!!!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...