Onde rapar o tacho #12 especial Estrasburgo


Já alguma vez vos disse adoro mercados e adoro o Natal? E se juntar as duas coisas? Melhor ainda! Mercados de Natal, iupi! Este ano já fui a vários, mas vou falar-vos do de Estrasburgo, que diz ter o mais antigo e melhor mercado de Natal da Europa.

Este mercado existe desde 1570 e foi-lhe atribuída a distinção de Melhor Mercado de Natal de 2014. Nesta altura, a cidade veste-se a rigor. Vejam só as decorações das casas.

 
 
As barraquinhas de Natal estão espalhadas por 11 locais da cidade e vendem, principalmente comida, bebidas, artesanato e decorações natalícias típicas da região da Alsácia.
Comecemos pela comida.
Indo a Estrasbourgo, que tem bastantes restaurantes com estrelas Michelin, tem de experimentar o prato mais conhecido da cozinha regional - a tarté flambée (francês) ou Flammkuchen (alemão). No fundo, faz lembrar uma piza; a massa, que é muito fininha, é barrada com crème fraiche e a mais comum leva cebola, queijo e bacon. Há também com cogumelos, salmão fumado, queijo munster, etc. Antes de ir, li que o restaurante Flamm's (na Rue des Frères, perto da catedral) seria uma boa opção, mas, quando cheguei lá, a fila era grande e acabei por ir a um restaurante ao lado. Seja onde for, não deixe experimentar (a não ser que não goste de cebola).



Ainda a próposito do queijo munster, também típico da região, deve experimentar as raclettes - pão com bacon e o queijo derretido. O munster é um queijo de vaca mole e com um odor forte. Se é apreciador de queijo, vai adorar.


Falando de doces, tem de provar o Gugelhopf - um bundt cake que pode ser doce ou salgado. Faz lembrar um panetone ou mesmo o nosso bolo-rei.

 Tem os pretzels, igualmente em versão doce ou salgada (meio escondidos no lado direito da foto).


Em todo o lado pode comprar também nougat - com frutos secos ou com fruta cristalizada.



As bolachas de Natal são também muito típicas, assim como o pain de épices, que faz lembrar um bolo de mel.
Outra opção é a poele alsacienne - uma mistura de batatas, cebola, bacon, queijo munster e vinho branco, mas confesso que não me convenceu porque não sou grande fã de batatas.


Os vinhos (Riesling, Pinot Noir, Pinot Blanc, ect) e a cerveja da região de Alsácia são muito conhecidos. No entanto, quem vai ao mercado de Natal, precisa de beber algo quente - Glühwein (vinho quente com especiarias). É típico da Alemanha e desta região mas bebe-se praticamente em todo o lado. Embora o tinto seja mais comum, pode ser feito com branco. Se preferir um chocolate quente delicioso, recomendo a Chocolat Noisette, na Grand Rue. E, claro, as salsichas são também daquelas coisas que precisa de provar, com ou sem choucroute.



Por fim, tem uma imensidão de chocolates, bombons, macarrons e tentações afins.


Termino com algumas fotos da cidade e do que pode comprar nas barracas de Natal e com a certeza de que Estrasburgo tem todas as razões para ter recebido a distinção de melhor mercado de Natal da Europa.





4 comentários:

  1. Olá Regina!!!
    Que lugar maravilhoso, adoraria conhecer! Fiquei babando com essa torre de macarrons!!!

    Aproveito para te convidar a participar de um sorteio que está rolando no blog. O brinde é um kit delicioso da Natural Alimentos! O sorteio será realizado dia 20 de Dezembro e o kit será entregue em casa!

    http://deliciasdavodeo.blogspot.com.br/2014/12/sorteio-de-natal-com-natural-alimentos.html

    Beijos! =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andrea, recomendo a visita. Foi o mercado de Natal mais bonito que já visitei (e foram vários!).
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Fiquei com vontade de visitar :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...