A capuchinha da Sofia


Esta receita não é minha. É uma receita da família de uma colega muito querida, a Madalena. Aliás esta receita deliciosa de clafoutis de cerejas à portuguesa também é dela. A Madalena levou esta sobremesa para a festa de Natal do trabalho e foi um ar que se lhe deu. Como não conhecia esta sobremesa, fiquei logo curiosa e pedi-lhe para partilhar a receita no blogue. Trata-se de uma daquelas receitas bem portuguesas e típicas do Natal. Aqui fica a receita tal como a avó Sofia e a mãe Sofia a ensinaram à Madalena (na foto, em plena festa).




Ingredientes:

500 g de açúcar
12 gemas
1 ovo inteiro
1 c. de sopa de farinha de trigo sem fermento
3 claras


Antes de rapar o tacho...

1) Ligue o forno a 180 ºC.

2) Primeiro, deve fazer uma calda de acúcar: coloque todo o açúcar numa forma de bolo inglês de 30 cm e espalhe-o uniformemente. Junte água fria até cobrir o açúcar até uma altura de 2 dedos acima da superfície do açúcar. Leve a forma diretamente ao lume (se necessário, use 2 bicos em simultâneo) e deixe a calda de açúcar a fazer.

3) Depois, com a batedeira elétrica, bata as gemas com o ovo inteiro a velocidade alta até que dupliquem de volume. No final, junte a farinha e envolva tudo muito bem.

4) De seguida, bata as 3 claras em castelo firme. Junte-as à mistura das gemas e envolva tudo muito bem.

5) Entretanto, o açúcar já deverá ter derretido e a calda estará pronta. Retire a forma do lume e verta a massa para lá. Leve ao forno preaquecido durante 15 a 20 minutos. A massa vai crescer bastante durante a cozedura mas depois vai voltar a diminuir.

6) Quando estiver fria (pode mesmo fazê-lo só no dia seguinte), desenforme a capuchinha para um prato de servir. Verá que a calda de açúcar que estava no fundo da forma vai cair sobre o "bolo" e humedecê-lo.

Dica: Trata-se de uma sobremesa que pode fazer de véspera, transportar para onde quiser dentro da forma e desenformar na hora.

2 comentários:

  1. Uma pequena nota sobre as condições ideias para desfrutar desta iguaria: 1.antes de a saborear não se esqueça de retirar o fígado do seu lindo corpinho para que este não sofra demasiado; 2. depois de a saborear não se pese! P'la sua saúde, ainda é capaz de apanhar um susto ...:-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah, bem verdade, Madalena. Muitíssimo obrigada pela receita. :)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...